O último compromisso de João Fonseca em 2025 será uma partida de exibição contra Carlos Alcaraz, número 1 do mundo, no dia 8 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos. Nesta terça-feira, 18, o tenista espanhol rasgou elogios para o jovem brasileiro.
“O João é um jogador especial e incrível. A potência que ele tem é incrível, ele tem um saque muito bom. Para mim, pessoalmente, quando eu cheguei ao circuito, era o que mais me custava. O João tem uma direita bestial também. Se eu tenho que colocar algo que ainda tem que melhorar, é toda a mobilidade, mas é algo que, pouco a pouco, ele irá melhorar como se movimentar. Para mim, ele é um jogador especial. No final, é o primeiro ano que ele chega ao circuito e já acaba no top 30. É algo de admirar. É algo digno de admirar e tem que ter muito olho nele”, disse Carlos Alcaraz em entrevista coletiva.
Ver esta publicação no Instagram
Alcaraz projeta crescimento de João Fonseca em 2026
Em dois anos como tenista profissional, João Fonseca já subiu 706 posições no ranking da ATP, desde fevereiro de 2024. Atualmente, o brasileiro de apenas 19 anos ocupa o 24º lugar, com 1653 pontos. Além disso, nesta temporada, o brasileiro venceu o quarto e maior título da carreira: o ATP 500 da Basileia, na Suíça.
“O que o João fez neste ano é muito impressionante. Ele quebrou o 25º lugar no ranking no primeiro ano, ou no primeiro ano completo que ele jogou na ATP. É muito impressionante. A pergunta é se ele conseguirá chegar no top 10, no top 3, ou nos chamar de top 3. Uma coisa é alcançar essa posição, outra coisa é manter o nível durante a próxima temporada. Eu posso ver o João manter o seu nível e até melhorar isso. Não sei se ele vai ser capaz de entrar no top 10 ou no top 5 neste ano ou nos próximos dois anos. Acho que ele tem muitas coisas importantes e lindas pela frente. Vamos ver como ele vai lidar com essa pressão e essas coisas”, concluiu Carlos Alcaraz.
Por fim, o duelo do dia 8 de dezembro vai ser o primeiro do brasileiro contra o número 1 do mundo. A partida de exibição acontecerá no loanDepot Park, em Miami, na Flórida.
“Em Miami, com o João, acho que o público vai ficar muito envolvido. A energia que eu sinto lá é incrível e eu aprecio isso. Vai ser um dia muito divertido. Estou muito ansioso por jogar lá”, projetou Carlos Alcaraz.





