Mesmo antes de estrear no Masters 1000 de Paris, o brasileiro João Fonseca subiu mais quatro posições no ranking da ATP. Agora, o tenista de apenas 19 anos ocupa a 24ª posição do mundo, a maior de sua carreira.
Com o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, João Fonseca subiu para a 28ª colocação. Agora, com o início das disputas do Masters 1000 de Paris, o brasileiro ganhou mais dez pontos somente pela participação no torneio. Assim, ele ultrapassou quatro tenistas: Tallon Griekspoor, Luciano Darderi (já eliminado na França), Stefanos Tsitsipas e Ugo Humbert.
Atualmente, Fonseca tem 1625 pontos no ranking da ATP. Ao longo da semana, sua colocação vai mudar, conforme seu desempenho no Masters 1000. A estreia do brasileiro acontece nesta terça-feira, 28, às 8h10 (de Brasília), contra o canadense Denis Shapovalov.
Ver esta publicação no Instagram
João Fonseca fala sobre reta final da temporada
O torneio em Paris vai ser o penúltimo de João Fonseca em 2025. Ele ainda vai disputar o ATP 250 de Atenas antes de encerrar sua participação na temporada.
“No Brasil a gente tem uma gíria ‘foguete não tem ré’, então a gente segue firme, vamos embora, ver onde vai dar, colocar o pé no acelerador. Vamos seguir em frente, cada vez buscando mais, seguir com essa confiança ajuda a ter consistência e bons resultados. Acho que é seguir neste embalo. Feliz com o ano, feliz de estar encerrando essa gira, tem dois torneios mais, é fechar com chave de ouro“, disse Fonseca em entrevista coletiva.
Campeão na Basileia
No último domingo, 26, João Fonseca venceu o espanhol Alejandro Davidovich Fokina para vencer o maior título de sua carreira. O brasileiro levantou o título do ATP 500 de Basileia, seu primeiro desse nível. Além disso, foi o segundo troféu do brasileiro no ano.
Inclusive, na caminhada até o final, Fonseca enfrentou Denis Shapovalov, adversário da estreia em Paris. Nas quartas de final, quando a partida estava empatada em 1 a 1, o brasileiro vencia o set decisivo por 4 a 1, quando o canadense desistiu.





