Pela primeira vez na carreira, João Fonseca está em uma final de ATP 500. Depois de derrotar o espanhol Jaume Munar na semifinal da Basileia, o brasileiro falou sobre a partida. “Sabia que seria um jogo muito difícil. Ele colocou pressão o jogo todo, não gosto de jogar contra adversários assim. Eu gosto de colocar pressão. Mas queria manter meu saque e aproveitar as chances. Consegui jogar bem o tie break e deu certo“.
A vaga na final da Basileia fez João superar Roger Federer. Agora, o brasileiro é o quarto mais jovem a garantir um espaço na decisão do torneio. A diferença de Fonseca para o suíço é de alguns dias, já que ambos atingiram o feito com 19 anos e dois meses. Após a partida, o carioca avisou que quer o título. “Ano incrível, comecei como 130 do mundo e vou para a minha primeira final de ATP 500. Quero manter o ritmo e buscar esse troféu“.
João Fonseca na final da Basileia
Na manhã deste sábado, 25, João Fonseca fez história novamente e garantiu vaga na final do ATP 500 da Basileia, na Suíça. Contra Jaume Munar, o brasileiro não teve vida fácil e precisou mostrar todo seu talento para buscar a vitória. Em um jogo muito equilibrado na quadra central, o jovem de 19 anos venceu por dois sets a zero, parciais de 7/6 e 7/5, e avançou à tão sonhada decisão.
Ver essa foto no Instagram
Vale citar que essa será a primeira final de João em torneios ATP 500. A decisão está marcada para este domingo, 26, às 11h30 (horário de Brasília). O adversário ainda não está definido, mas sairá do duelo entre Ugo Humbert e Alejandro Davidovich Fokina. Diante da grande campanha na Basileia, Fonseca já garantiu um lugar no top 40 do ranking da ATP e pode subir ainda mais posições em caso de título.
O jogo contra Jaume Munar
Na 42ª posição no ranking da ATP, Jaume Munar deu muito trabalho para João Fonseca. Em um primeiro set sem chances de quebra para nenhum dos lados, o espanhol se manteve firme e confirmou os serviços. Do outro lado, o brasileiro também não teve problemas com seu saque. Dessa forma, a decisão foi para o tie break, onde o carioca brilhou a partir do oitavo ponto e disparou para fechar a parcial em 7/6.
Com a vantagem, João Fonseca até começou bem o segundo set, mas vacilou no terceiro game e cedeu a quebra para Munar. Depois de ficar atrás, o brasileiro se manteve bem e seguiu pressionando o espanhol para igualar o placar. Assim, a estratégia deu certo no oitavo game. Com três break points, o carioca aproveitou a oportunidade e deixou tudo igual para seguir sonhando com a primeira final de ATP 500.
Com o placar igualado, João Fonseca confirmou o serviço logo na sequência da quebra e colocou ainda mais pressão em Jaume Munar. No entanto, o espanhol se saiu bem e manteve o saque para seguir vivo no jogo. Mas o brasileiro queria a final de qualquer jeito e quebrou o adversário no 12º game para fechar o jogo e confirmar a vitória e a vaga na final do ATP 500 da Basileia. Vamos!





