Na manhã desta segunda-feira, 20, João Fonseca e Rafael Matos estrearam na chave de duplas do ATP da Basileia, na Suíça. Contra os franceses Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert, os brasileiros se saíram melhor no início do jogo, mas levaram a virada e perderam por dois sets a um, parciais de 6/7, 7/6 e 11/9. Com o revés, a dupla verde e amarela deu adeus ao torneio nas oitavas de final.
O primeiro set teve muito equilíbrio, mas com vantagem para os brasileiros. Apesar de nenhuma quebra ter acontecido, João Fonseca e Rafael Matos tiveram dez oportunidades para quebrar o serviço rival. No entanto, isso não aconteceu e levou a decisão para o tie break. Nele, a dupla brasileira comandou as ações e não deu chances para os franceses ao vencer por 7 a 2.
Na segunda parcial, João Fonseca e Rafael Matos mantiveram o ritmo e sem dar oportunidades de quebra aos rivais. Assim, o jogo continuou muito parelho e teve uma troca de quebras no 11º e no 12º game. Primeiro, os brasileiros quebraram e tiveram a chance de sacar para o jogo. No entanto, Mahut e Herbert devolveram a quebra e dispararam no tie break abrindo 6 a 2. Apesar da reação brasileira, os franceses empataram o duelo.
Já no terceiro e decisivo set, João e Rafa começaram bem o super tie break, dominaram os pontos apesar do intenso equilíbrio da partida, mas viram os franceses buscarem a virada e vencerem por 11 a 9. Fim de papo! Classificados às quartas de final, Mahut e Herbert esperam os vencedores do duelo entre Bopanna/Shelton e Vasselin/Nys, que jogam nesta terça-feira, 21.
Ver essa foto no Instagram
João Fonseca na chave de simples
Além da estreia nas duplas, João Fonseca terá um desafio de peso logo na primeira rodada do ATP da Basileia, na Suíça. O sorteio realizado no último sábado, 18, colocou o francês Giovanni Mpetshi Perricard, atual campeão do torneio, como adversário do brasileiro. A partida deve acontecer nesta terça-feira, 21, ainda sem horário definido. No ranking da ATP, João ocupa atualmente a 45ª posição.
Enquanto isso, Perricard aparece em 37º. Será o primeiro duelo entre o carioca de 19 anos e o francês de 22, que vive a melhor fase da carreira. João Fonseca chega ao torneio tentando se recuperar da eliminação na estreia em Bruxelas diante do holandês Botic van de Zandschulp. Na ocasião, chegou a liderar o primeiro set, mas acabou derrotado após oscilar nos saques.