Nesta terça-feira, 03, Iga Swiatek, atual número 5 do mundo, venceu a ucraniana Elina Svitolina (14ª do ranking) por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/5, em 1h41 de jogo. Dessa forma, deu mais um passo importante na busca pelo tetracampeonato consecutivo em Roland Garros. Agora, ela enfrentará Aryna Sabalenka, atual número 1 do mundo, nas semifinais.
1º set
No começo do set, Svitolina chegou a assustar ao ter o primeiro break point do jogo logo no game inicial, mas Swiatek salvou e confirmou seu serviço. A ucraniana fez o mesmo em seguida, assim como a polonesa. No entanto, quando Elina sacou em 1/2, a tricampeã de Roland Garros conseguiu a primeira quebra da partida, abriu vantagem e, a partir daí, mostrou sua força. Confirmou seu game, quebrou a ucraniana mais uma vez e sacou para o set, fechando a parcial em 6/1 após 43 minutos.
2º set
No início do segundo set, ambas confirmaram seus games de saque. Svitolina abriu 2/1 e, novamente, assustou ao quebrar a polonesa, abrindo 3/1. No entanto, Swiatek respondeu na sequência, devolvendo a quebra e igualando a parcial. Essa foi a tônica de todo o set: um equilíbrio tremendo. As duas seguiram confirmando seus saques e mantendo a igualdade no placar.
Ver essa foto no Instagram
Isso se manteve até 5/5, quando, finalmente, Iga Swiatek conseguiu uma nova quebra. Assim, abriu vantagem e sacou para o jogo, confirmando a vitória por 7/5 em 56 minutos.
Swiatek busca feito inédito em Roland Garros
Vivendo, talvez, sua pior fase na carreira, Iga Swiatek, atual número 5 do mundo, está em Roland Garros em busca do tetracampeonato consecutivo no Aberto da França — um feito que só foi alcançado na chave feminina há mais de 100 anos, por Jeanne Matthey (de 1909 a 1912) e Suzanne Lenglen (de 1920 a 1923). Porém, ainda na era amadora do torneio, quando a competição era disputada apenas por atletas franceses. Ou seja, se conseguir o título em 2025, a polonesa vai se tornar a primeira mulher a atingir o feito na era moderna do torneio.