O tenista brasileiro João Fonseca, atual número 60 do mundo, volta à quadra neste sábado (22) para sua segunda partida no Miami Open. O carioca enfrentará o francês Ugo Humbert, 20º colocado no ranking da ATP, em duelo programado para a quadra Grandstand, por volta das 17h (horário de Brasília).
Fonseca chega embalado pelo título no Challenger 175 de Phoenix, mas terá pela frente um adversário que já o superou recentemente. No confronto mais recente entre os dois, Humbert venceu o brasileiro por 2 sets a 0 (7/5 e 6/3) durante a Copa Davis, quando representou a França contra o Brasil.
Se avançar, João Fonseca terá pela frente o vencedor do confronto entre o australiano Alex de Minaur (11º do mundo) e o chinês Yunchaokete Bu. A partida será transmitida ao vivo pela ESPN 2 e pelo serviço de streaming Disney+.
Ver essa foto no Instagram
João Fonseca despachou rival em fase anterior
João Fonseca conseguiu superar Learner Tien novamente, desta vez pelo Miami Open, em um disputado jogo decidido apenas no terceiro set. Reeditando a final do Next Gen ATP, onde o brasileiro também levou a melhor, João saiu perdendo no tie-break, mas mostrou mais uma vez sua perseverança e venceu os dois sets seguinte por 6/3 e 6/4.
João começou mostrando toda a força de seu forehand e quebrou o primeiro saque do jogo após um deuce. Se acostumando com a velocidade do jovem, o americano reagiu e conseguiu confirmar seu saque seguinte, diminuindo a vantagem do brasileiro para 2 a 1. Tien conseguiu o empate em um disputadíssimo quarto game e, aproveitando o momento, confirmou seu terceiro saque com facilidade, fechando o game com um belo ace. Os saques foram sendo confirmados, os tenistas decidiram tudo no tie-break, porém João perdeu o ritmo e perdeu por 7-1.
Mais tranquilo, o brasileiro voltou novamente conseguindo a primeira quebra e abriu uma confortável vantagem de 5 a 2. Learner Tien ainda conseguiu adiar a vitória de João Fonseca, mas o jovem não perdoou e fechou o set após confirmar seu saque.
O primeiro game do set decisivo foi uma prévia da árdua disputa que os dois jovens travariam, com Tien sofrendo para confirmar seu saque apenas no segundo deuce. Com a torcida cada vez mais envolvida no apoio a Fonseca, o brasileiro novamente proporcionaria a primeira quebra do set. No sexto game, porém, os brasileiros presentes tomaram um susto, quando João Fonseca pediu a pausa do jogo por sentir um mal-estar. O médico o ofereceu um remédio e o brasileiro seguiu. E com estilo, pois, no game seguinte, não cedeu nenhum ponto ao americano e abriu 4 a 2. Com a vantagem no placar, bastou João Fonseca confirmar seus saques para fechar a partida.