Campeão do Next Gen ATP Finals, o tenista João Fonseca emocionou o Brasil na tarde deste domingo, 22. Aos 18 anos de idade, o brasileiro venceu o americano Learner Tien e ergueu o troféu do torneio de forma invicta. Ainda dentro da quadra, ele concedeu entrevista à transmissão oficial e reconheceu que estava muito nervoso antes da partida decisiva. Porém, o resultado final foi positivo.
“Estava muito nervoso antes da partida. Ele é um ótimo jogador e sabia que seria difícil mentalmente e fisicamente. Honestamente, eu não sei como fiz no segundo set. Só estava tentando fazer o meu jogo. Mas depois de ganhar o segundo set, eu era um outro João. No quarto set eu fiz o meu melhor e deu certo“, contou João Fonseca em entrevista logo após o título.
João Fonseca é campeão
Na tarde deste domingo, 22, o tenista João Fonseca fez história na disputa do Next Gen ATP Finals. Diante do americano Learner Tien, o brasileiro venceu de virada por três sets a um, parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2, e conquistou o título do torneio sub-20 de tênis de forma invicta. Assim, o atleta se igualou a Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, que também foram campeões da competição com apenas 18 anos de idade.
Ver essa foto no Instagram
Sob os olhares de Rafael Nadal, o brasileiro começou a decisão com certa dificuldade diante da agressividade de Tien. Logo no primeiro game, João teve o serviço quebrado e precisou remar contra a maré. Assim, o americano se manteve em vantagem e fechou a primeira parcial. Já atrás do placar, Fonseca começou bem o segundo set e confirmou o saque logo de cara para sair na frente.
O momento da virada
Com um segundo set muito equilibrado e decidido apenas no tie-break, João Fonseca precisou manter a calma para não se abater. Em vantagem nos momentos mais importantes, o brasileiro encontrou dificuldades para fechar a parcial. Porém, ele conseguiu se recuperar das frustrações e empatou o confronto. Abatido pelo revés, Tien se perdeu e foi atropelado no terceiro set, levando um pneu diante de João.
Já na disputa do quarto set, João manteve o ritmo e se mostrou mais preparado para buscar o troféu. O tenista dominou seus serviços e passou a dar trabalho quando Tien sacava. Assim, ele só esperou o melhor momento para dar o bote final e conquistar o título do Next Gen ATP Finals. Essa foi a primeira vez que um brasileiro conquistou a taça na história do torneio sub-20 de tênis.