A cada temporada que acontece, a tenista polonesa Iga Swiatek vai se firmando entre os maiores nomes da história quando se trata de Roland Garros. Tricampeã do torneio parisiense com apenas 23 anos, nesta quinta-feira, 6, a jogadora garantiu uma vaga na sua terceira final consecutiva ao vencer a norte-americana Coco Gauff em sets diretos, buscando agora seu tetracampeonato.
Com 23 anos completados no dia 31 de maio, Iga é a segunda mais nova a alcançar quatro finais no Grand Slam parisiense desde o começo da Era Aberta, ficando atrás somente da alemã Steffi Graff, que batalhou na sua quarta decisão do torneio em 1990, quanto tinha apenas 21 anos. Swiatek também igualou a marca da jogadora da Alemanha e se tornou somente a quarta atleta na era a vencer suas quatro primeiras semifinais de Roland Garros. Além delas, também conseguiram a norte-americana Chris Evert e a tcheca naturalizada norte-americana Martina Navratilova.
Ver essa foto no Instagram
Indo disputar sua terceira final consecutiva no saibro francês, a polonesa é a primeira a fazer isso desde a russa Maria Sharapova, entre os anos de 2012 e 2014. Outra que também fez isso foi a belga Justin Henin, entre 2005 e 2007, que inclusive é a última trincampeã consecutiva do torneio, vencendo todas as finais que disputou nesses anos.
Na lista de maiores campeãs do torneio, Swiatek está empatada com outras quatro jogadoras com três títulos e tenta igualar as francesas Kate Gillou e Jeanne Matthey, a norte-americana Helen Wills e Henin com quatro conquistas. Apenas cinco têm mais taças do que elas: Evert (7), Suzanne Lenglen e Graf (6), Adine Masson e Margaret Court (5).
Ver essa foto no Instagram