Djokovic ainda segue como o maior vencedor do tênis, mesmo após a perda do título de Wimbledon. O sérvio não conseguiu o seu 24º título de Grand Slam na carreira. Rafael Nadal e Roger Federer receberam a notícia de maneira positiva, visto que não ficaram tão para trás e viram o novo ‘rei’ da categoria ficara estagnado. Carlos Alcaraz foi o responsável por segurar o segundo melhor tenista da atualidade.
Vale destacar que dos três nomes que são os maiores campeões, Djokovic e Nadal são os que ainda disputam títulos. No entanto, o espanhol abriu mão das competições na temporada de 2023 e voltará para se aposentar em 2024. Sendo assim, Novak tem aproveitado as chances para vencer alguns Grand Slams. Só neste ano, já conseguiu Roland Garros e esperava o de Wimbledon.
A new name. A new reign. 🇪🇸@carlosalcaraz, your 2023 Gentlemen’s Singles champion#Wimbledon pic.twitter.com/3KNlRTOPhx
— Wimbledon (@Wimbledon) July 16, 2023
A diferença de títulos de Djokovic para Nadal é de um Grand Slams. A temporada de 2023 tem sido decisiva para que o sérvio chegue à sua melhor forma e às suas melhores marcas. Com a ausência de Rafael Nadal em seu melhor nível, o craque tem buscado fazer história para tentar se colocar quase como uma unanimidade em relação às estatísticas.
VEJA COMO FICOU O RANKING DE MAIORES CAMPEÕES DE WIMBLEDON!
1º – Djokovic – 23 títulos
2º Rafael Nadal – 22 títulos
3º Roger Federer – 20 títulos
4º Pete Sampras – 14 títulos
5º Roy Emerson – 12 títulos
Saiba como foi o duelo entre Djokovic e Alcaraz!
O primeiro set foi um atropelo de Djokovic contra Alcaraz. O sérvio não tomou conhecimento do adversário espanhol e explorou as fraquezas do jovem para abrir uma vantagem de 5/0. Carlitos se viu numa situação complicada e ficou com problemas para lidar com as dificuldades dentro do confronto. Ele até buscou reagir na partida, mas viu o atual campeão alcançar uma vitória de 6/2.
Já o segundo set foi um pouco mais delicado para Djokovic. Alcaraz parecia estar determinado a buscar o empate. A sua postura mudou e os erros do espanhol diminuíram. A quadra central ficou ao lado do jovem, que em todo o momento procurou sair com os pontos, mas teve dificuldades para superar as defesas de Novak. Mesmo assim, ele venceu por 7(8)x 6(6) no tie break e ganhou um fôlego no jogo.
O terceiro set foi extremamente importante para a sequência do confronto entre Djokovic e Alcaraz. O sérvio viu o espanhol crescer no confronto e o vencer por 6/1. A vitória parcial pareceu fácil, mas os dois ficaram cerca de 24 minutos disputando um quinto game da partida e fizeram um duelo de tirar o fôlego. Novak deixou a quadra extremamente irritado com a arbitragem. Partida tensa em Londres.
O quarto set foi diferente em relação ao segundo e terceiro. Djokovic mudou a postura e foi para cima do rival. O sérvio deixou o nervosismo de lado e alcançou uma vitória parcial um pouco mais tranquila. O espanhol sofreu com os saques do sérvio e perdeu por 6/3. Um jogo de extrema emoção e com mais um set pela frente.
O quinto e último set foi ainda mais disputado. Os dois brigaram até o final pela vitória e Alcaraz foi quem levou a melhor. Novak deixou o espanhol crescer no duelo e ele aproveitou para fechar a partida e conquistar o seu primeiro título de Wimbledon. A torcida foi à loucura com a vitória de 6/4 do tenista espanhol, que venceu o adversário por três sets a dois.