Rafael Nadal buscou a virada no US Open e venceu Rinky Hijikata com parciais de 4-6, 6-2, 6-3 e 6-3. No entanto, depois da classificação para a próxima fase do torneio, o espanhol passou por um momento de tensão na entrevista coletiva. Durante as respostas para os jornalistas, um profissional o criticou em relação ao tempo excedente que o tenista tem se aproveitado em relação ao saque.
Um dos que mais fazem críticas para Rafael Nadal sobre a demora no momento de sacar é John McEnroe. Esse debate promovido pelo comentarista foi levado para a entrevista coletiva e, logo na primeira pergunta, o espanhol parecia não estar acreditando no questionamento feito a ele após a vitória no US Open: “Você pode dizer de novo? Criticar o quê?”.
Rafa forehand rip 🔥 pic.twitter.com/RhorGZTlEg
— US Open Tennis (@usopen) August 31, 2022
Depois disso, Rafael Nadal recebeu a pergunta novamente e demonstrou que não acreditou muito no questionamento que estava sendo feito a ele. O espanhol começou a sua resposta com algumas risadas e até falou em “piada”. Mesmo assim, o tenista buscou explicar o motivo de sua demora na hora de sacar. Vale destacar qua a crítica feita ao craque é sobre a regra do relógio de saque;
“(risos). Sim, eu acho que é uma piada. Passei por muitos avisos durante minha carreira no tênis. Nunca por quebrar uma raquete, nunca por fazer uma bagunça na quadra. Mas, sim, para o relógio de ponto. Estou com um problema que estou suando muito. Quando você está jogando durante essas condições muito úmidas, [é] o maior problema hoje, ou seja, não temos os boleiros trazendo a toalha para você nos últimos dois anos. Você tem que ir até o ponto mais distante da quadra para pegar a toalha“, explicou.
Rafael Nadal ainda continuou a sua resposta para o jornalista e voltou a destacar que o suor é um dos motivos que o fazem ‘esquecer’ da regra do relógio de saque: “O problema para jogadores como eu que estou suando tanto, você sabe que quando você vai pegar a toalha, você vai ter problemas com o tempo. Então não vou com muita frequência. Acho que não tenho um tratamento diferente dos árbitros“.
O jornalista ainda não se mostrou satisfeito com a resposta e chegou a indagar que precisariam criar uma regra exclusiva para Rafael Nadal e o espanhol finalizou a polêmica com a seguinte resposta: “Eu nunca disse isso. Estou seguindo as regras. Se eu tiver mais de 25 segundos, recebo um aviso todas as vezes. Se não, verifique o relógio“.