O Instituto Italo Ferreira celebrou na noite da última sexta-feira, 24, seu aniversário de três anos com a presença do surfista campeão mundial e olímpico que dá nome à organização, da qual é patrono. O evento aconteceu na sede do Instituto em Baía Formosa (RN) e recebeu parceiros, alunos e colaboradores.
O Instituto Italo Ferreira foi inaugurado em 27 de outubro de 2022 com a missão de levar formação, sustentabilidade e esporte a crianças e jovens da comunidade local. Atualmente, são atendidas 126 crianças de 6 a 12 anos, que participam de aulas de educação financeira, liderança motivacional, informática, inglês, além de reciclagem do lixo, compostagem, e gestão de resíduos.
Para se ter uma ideia do impacto positivo gerado pelo projeto social, ao longo dos últimos três anos, o Instituto impactou a vida de mais de 300 crianças, jovens e suas respectivas famílias com um total de mais de 21 mil atendimentos, por meio de atividades esportivas, educacionais, oficinas de educação ambiental e atendimento preventivo em áreas da saúde.
Ver essa foto no Instagram
“A sede do Instituto tem uma história incrível. Era a casa da minha avó, onde ela acolheu meu pai e minha mãe quando eles não tinham uma casa própria. E hoje é Instituto, que dá apoio a tantas pessoas, e isso é muito gratificante. Espero poder fazer cada vez mais pela comunidade“, afirmou Italo Ferreira, patrono do Instituto, durante o evento.
Muito além do esporte
No campo do esporte, ferramenta essencial na transformação social, o objetivo do Instituto é promover qualidade de vida, bem-estar, disciplina e espírito de equipe com aulas de surfe e de outras modalidades, colocando-os em contato direto com a natureza em um ambiente sustentável.
As atividades do Instituto são baseadas em valores que Italo Ferreira tem desde que começou a praticar o surfe, ainda criança. Filho de pescador, o campeão mundial e olímpico acompanhava de perto seu pai e logo cedo percebeu que os problemas ambientais impactavam diretamente no sustento de sua família: a poluição dos oceanos, a pesca predatória e o desmatamento da caatinga.
Buscando retribuir à natureza e à comunidade de Baía Formosa, que tem cerca de 9 mil habitantes, o Instituto utiliza captação de energia solar além de ter uma horta, onde ocorrem aulas e atividades com as crianças e adolescentes, que recebem diversas frentes de formação.
No terceiro ano de funcionamento, o surfista fez um balanço das realizações. “Crescemos nos últimos anos, atendendo cada vez mais crianças. Isso nos inspira a seguir ampliando o trabalho, inspirando as novas gerações através da educação, da sustentabilidade e do esporte“, expressou Italo.
Apoio de grandes marcas
O Instituto Italo Ferreira funciona graças ao apoio do Ministério do Esporte, por meio de leis de incentivo estadual e federal, e com patrocínio das empresas Vivo, Riachuelo, Banco BV e Adcos Dermocosméticos. São apoiadores: Supermercado Nordestão, Unilever, Gerdau, PACCO, Educa Hub, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN/CBPA), Sebrae RN, Oliveira Foundation, GoPro, Mana Poke, Iskisita Atacado e VPLog Investimentos.





