Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Neymar Jr. (Jogador de futebol)

Neymar Jr.
Neymar Jr. - Getty Images
Nome CompletoNeymar da Silva Santos Júnior
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de futebol
Data Nascimento05/02/1992
32 anos, 5 meses
Local NascimentoMogi das Cruzes, São Paulo
Site Oficial Neymar Jr.
Facebook Oficial Neymar Jr.
Twitter Oficial Neymar Jr.
Instagram Oficial Neymar Jr.
Wikipedia Neymar Jr.

Neymar Jr. nasceu em Mogi das Cruzes no dia 5 de fevereiro de 1992. Aos 11 anos, em 2002, começou a jogar pelas categorias de base do Santos, onde ficou até se tornar profissional.

Foi promovido para a equipe principal santista aos 17 anos, em março de 2009, e em sua primeira temporada, foi considerado o jogador revelação do Campeonato Paulista, e foi vice-campeão da competição.

Em 2010, Neymar marcou cinco gols em cinco clássicos pelo Santos, três deles contra o São Paulo. No mesmo ano, conquistou seu primeiro título pela equipe, ao vencer o Campeonato Paulista. A grande campanha feita por Neymar, Ganso e Robinho pelo Peixe fez o time ser apelidado de “Meninos da Vila”. O clube também foi campeão da Copa do Brasil e Neymar foi artilheiro da competição, com onze gols.

Na temporada seguinte, foi bicampeão do Campeonato Paulista, o 19º do Santos. Ajudou a equipe na Copa Libertadores, onde foram campeões contra o Peñarol, em junho de 2011. 

Em uma partida contra o Flamengo, no Campeonato Brasileiro, Neymar marcou o terceiro gol da partida e, por isso, venceu o Prêmio Puskás, que aconteceu em janeiro de 2012. Pelo Mundial de Clubes, em dezembro de 2011, chegou à final da competição, e jogou contra o Barcelona, entretanto, a equipe espanhola venceu a partida por 4 a 0.

No dia 5 de fevereiro de 2012, marcou seu centésimo gol na carreira, sendo 82 pelo Santos e 18 pela Seleção Brasileira, incluindo as categorias de base. Mais uma vez, Neymar e a equipe santista foram campeões do Campeonato Paulista.

Na Recopa Sul-Americana de 2012, que aconteceu entre Santos, Campeão da Libertadores, e Universidad de Chile, Campeão da Copa Sul-Americana, ambos de 2011, o clube brasileiro levou a melhor, após marcar dois na partida de volta, que aconteceu no Pacaembu.  Neymar foi o autor do primeiro gol. 

Na vitória contra o São Paulo, no jogo de volta pela semifinal do Paulistão, Neymar marcou o primeiro dos três, e foi também o seu centésimo pelo Santos. Em seus quatro anos jogando pela equipe paulista, marcou 138 gols.

Em maio de 2013, Neymar fez sua última partida pelo Santos, na primeira rodada do Brasileirão. O jogo contra o Flamengo terminou em 0 a 0. Após muita especulação e polêmica, o Peixe anunciou que o ponta-esquerda havia recebido duas ofertas, e no dia 27 de maio, Neymar confirmou que iria se juntar ao Barcelona após a Copa das Confederações de 2013.

O valor divulgado pelo Barça foi de 57 milhões de euros, mas, após investigações, o valor real da transação seria entre 86 e 95 milhões de euros. A justiça espanhola confirmou que houve “indícios de delitos” e, logo após, Sandro Rosell, então presidente do Barcelona, deixou o cargo. 

Em sua segunda partida pelo Barcelona, Neymar jogou contra o ex-clube, e entrou no segundo tempo, dando uma assistência para Cesc Fábregas e concluindo a goleada de 8 a 0 contra o Peixe. 

Neymar também ficou quatro anos no Barcelona, e, em suas 186 partidas pelo clube, marcou 105 gols. Conquistou também dez títulos, entre eles uma Champions League e dois Campeonatos Espanhóis. 

Para a surpresa de todos, o Barcelona anunciou a saída do jogador em agosto de 2017. O Paris Saint-Germain pagou a multa rescisória de 222 milhões de euros, e assim, Neymar se tornou o jogador mais caro de todos os tempos.

Com o contrato inicial até junho de 2022, Neymar deu início à uma carreira vitoriosa pela equipe francesa. Até então, foram 66 gols em 76 partidas. O ponta foi campeão da Supercopa da França, Copa da Liga Francesa, Copa da França e duas vezes campeão do Campeonato Francês.

A primeira convocação de Neymar pela equipe principal da Seleção Brasileira foi em julho de 2010, por Mano Menezes. Seu primeiro título com a camisa canarinha foi o Campeonato Sul-Americano Sub-20, que aconteceu no início de 2011. No mesmo ano, foi campeão do Superclássico das Américas, que também venceu em 2012, 2014 e 2018.

Pela Seleção Olímpica, Neymar foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e ouro nas Olimpíadas de 2016. Com o time principal, comandado por Mano, foi campeão da Copa das Confederações em 2013.

Em maio de 2011, Neymar anunciou que seria pai pela primeira vez, aos 19 anos, com a ex-namorada, Carolina Dantas, que na época tinha 17 anos. Davi Lucca nasceu em agosto do mesmo ano. 


Artigos relacionados a Neymar Jr.

A bordo do próprio cruzeiro, Neymar brinca e diz que vai comprar o Santos - Raul Baretta/ Santos/ Flickr
Prefeitura de Mangaratiba entra na Justiça e cobra R$ 16 mi de Neymar; saiba mais - Getty Images
Neymar deixou o campo chorando após torcer o joelho esquerdo - Getty Images
Neymar saiu de campo chorando após torcer o joelho - Getty Images
Desde 2020, Neymar ficou mais de 400 dias afastado por lesões - Getty Images
Neymar foi acusado de xingar o presidente da CBF após o jogo contra a Venezuela - Getty Images
Neymar foi acusado de xingar o presidente da CBF após o jogo contra a Venezuela - Getty Images
Neymar e Bruna Biancardi mostraram o rostinho de Mavie - Reprodução / Instagram
Filha de Bruna e Neymar, Mavie veio ao mundo nesta sexta-feira, 06 - Reprodução / Instagram - Getty Images
Bruna Biancardi já está à espera de Mavie - Reprodução / Instagram
Neymar quer voltar ao Santos no ano que vem - GettyImages
Al Jabalain x Al Hilal: onde assistir ao vivo ao time de Neymar - GettyImages
Neymar entra em campo com o Al Hilal na tarde desta segunda-feira, 18 - GettyImages
Neymar vai fazer sua estreia pelo Al Hilal - Reprodução / One Football
Brasil estreou com vitória nas Eliminatórias - GettyImages
Neymar bateu o recorde que era de Pelé - GettyImages
Brasil está escalado para enfrentar a Bolívia - Vítor Silva / CBF / Flickr
Neymar chegou ao Brasil com uma proteção na mão direita - Vítor Silva / CBF / Flickr
Neymar não vai fazer sua estreia com o Al Hilal - Reprodução / Instagram
Neymar e Bruna Biancardi estão esperando a pequena Mavie - Reprodução / Instagram