Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Lewis Hamilton (Piloto)

Lewis Hamilton
Lewis Hamilton - Getty Images
Nome CompletoLewis Carl Davidson Hamilton
Como/pelo que é mais conhecidoPiloto
Data Nascimento07/01/1985
39 anos, 5 meses
Local NascimentoStevenage, Inglaterra
Site Oficial Lewis Hamilton
Facebook Oficial Lewis Hamilton
Twitter Oficial Lewis Hamilton
Instagram Oficial Lewis Hamilton
Wikipedia Lewis Hamilton

Lewis Hamilton nasceu no dia 7 de janeiro de 1985 na cidade Stevenage, sul da Inglaterra. Seu amor pela corrida começou em 1991, quando seu pai comprou um carro de controle remoto, e, no ano seguinte, competiu e venceu o campeonato nacional de corridas de carros de controle remoto, o BRCA.

Quando tinha apenas seis anos, como presente de Natal, seu pai o deu um carro de kart. Aos nove anos, em 1993, começou a competir corridas de kart. Em 1998, Ron Dennis, então chefe da equipe da McLaren, ligou para Hamilton e o contratou para o programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren. 

O contrato incluía a opção de um futuro assento na Fórmula 1, o que tornaria Hamilton o piloto mais jovem a garantir um contrato que mais tarde resultou em uma corrida na Fórmula 1.

Com a McLaren, Hamilton continuou seu progresso nas categorias Intercontinental A (1999), Fórmula A (2000) e Fórmula Super A (2001), e tornou-se campeão europeu em 2000 com o máximo de pontos. 

Após o sucesso no kart, o Clube Britânico de Pilotos de Corrida (BRCA) o tornou um membro da "Estrela em ascensão" em 2000. Em 2001, Michael Schumacher fez um retorno único aos karts e competiu contra Hamilton, juntamente com outros futuros pilotos da Fórmula 1, como Vitantonio Liuzzi e Nico Rosberg. Hamilton terminou a final em sétimo, quatro posições atrás de Schumacher.

Hamilton começou sua carreira no automobilismo na Fórmula Britânica Renault Winter Series de 2001. Assinou contrato com a McLaren e estreou na Manor na Fórmula 3 Euro Series de 2004. Eles venceram uma corrida e Hamilton terminou o ano em quinto no campeonato. Ele também venceu o Superprix F3 do Bahrein e disputou um dos Grandes Prémios de Macau F3.

Sua brilhante carreira na Fórmula 1 começou no final de 2006, quando a McLaren anunciou Hamilton na equipe que iria disputar a temporada 2007. Conquistou o terceiro lugar em seu primeiro GP, na Austrália. 

 A sua primeira vitória foi no Grande Prêmio do Canadá de 2007. Em janeiro de 2008, a McLaren renovou o contrato de Hamilton, estendendo-o até 2012. No mesmo ano, foi campeão mundial da Fórmula 1. Por isso, foi o campeão mais novo de todos os tempos, com apenas 23 anos, e o primeiro campeão negro na competição.

Em 2012, Hamilton conquistou a primeira pole position da temporada, com o tempo de 1min24s922. Em setembro, a McLaren anunciou a transferência do piloto inglês para a Mercedes.

Hamilton fez sua estreia pela Mercedes no Grande Prêmio da Austrália, mas terminou a prova na quinta colocação. Já no GP da Hungria, conquistou a primeira vitória pela equipe.

Em 2014, conquistou o seu segundo título da Fórmula 1, o primeiro pela Mercedes, na etapa de Abu Dhabi. Hamilton anunciou que estendeu seu contrato até 2018 no Grande Prêmio de Mônaco, que aconteceu em 2015. No mesmo ano, venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos com três corridas antecipadas. 

Hamilton também venceu a Fórmula 1 nos anos de 2017, 2018 e 2019 e se tornou o segundo maior campeão da competição, com apenas um prêmio atrás de Michael Schumacher, que conquistou nos anos 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004.

No Grande Prêmio da Itália, em 2017, se tornou recordista de pole positions com 69, superando Schumacher mais uma vez, que possui 68. Depois disso, se superou ao completar 88 poles. Até então, Hamilton já participou de 250 GPs, e é o nono piloto com o maior número de participações.

Em 2020, Lewis Hamilton conquistou o heptacampeonato da Fórmula 1 e se igualou a Michael Schumacher como o maior campeão da competição. Este também foi seu sexto com a Mercedes, já que o primeiro, em 2008, foi pela McLaren. 

Lewis Hamilton também usou as suas plataformas online para dar visibilidade ao movimento “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”, na tradução), mostrando a importância para a luta antirracista dentro de um dos esportes mais elitistas do mundo.


Artigos relacionados a Lewis Hamilton

Hamilton vai largar apenas em 13º no GP da Holanda - GettyImages
Verstappen, da RBR, foi o mais rápido no TL2 - GettyImages
Hamilton movimentou a web após campanha publicitária - Reprodução / Youtube / Itaú
Russell fez corrida espetacular em Interlagos e saiu com o primeiro lugar do fim de semana - Getty Images
George Russell venceu a corrida do GP de São Paulo - GettyImages
F1 promete agitar os amantes do automobilismo - GettyImages
F1 entra em ação com o GP de São Paulo - GettyImages
Kevin Magnussen conquista sua primeiro pole position no Brasil - Getty Images
Hamilton respondeu as vaias para Verstappen na F1; confira detalhes - GettyImages
Hamilton, piloto de Fórmula 1 - GettyImages
Mercedes e F1 defenderam Hamilton contra fala de Piquet - GettyImages
Hamilton se manifesta após termo racista usado por Nelson Piquet - GettyImages
Nelson Piquet e Lewis Hamilton - GettyImages
Hamilton e Russell vivem fases distintas nesta temporada pela Mercedes - GettyImages
F1: Hamilton abriu o jogo sobre lesão lesão no GP do Azerbaijão - GettyImages
Hamilton e Vettel receberam ataques do presidente da FIA - GettyImages
Lewis Hamilton na F1 com a bandeira do Brasil - Getty Images
Lewis Hamilton na F1, GP de São Paulo - Getty Images
Hamilton, piloto de Fórmula 1 - GettyImages
Hamilton, piloto de Fórmula 1 - GettyImages