Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Cuca (Treinador de Futebol)

Cuca
Cuca - GettyImages
Nome CompletoAlexi Stival
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento07/06/1963
61 anos
Local NascimentoCuritiba, Paraná
Wikipedia Cuca

Nascido no dia 7 de junho de 1963, Alexi Stival, o Cuca, é um dos treinadores mais conhecidos do futebol brasileiro por seus trabalhos e por seu carisma. A carreira no futebol começou como jogador no Santa Cruz, do Rio Grande do Sul, em 1984. O auge do ex-atacante aconteceu no Grêmio, em 1987. Pelo clube gaúcho, ficou marcado por anotar gols em momentos decisivos dos campeonatos.

Na Copa do Brasil de 1989, Cuca marcou o gol que deu o título da competição ao Tricolor. Com passagens por Palmeiras, Internacional e Santos, Alexi resolveu se aposentar do futebol em 1996 no Coritiba, rival de seu clube do coração, o Athletico Paranaense.

Natural de Curitiba, Paraná, a trajetória de Cuca como técnico de futebol teve início em 1998, no Uberlândia. A carreira não decolou rapidamente e o paranaense rodou por muitas equipes até chegar ao Goiás, em 2003. Por lá, Cuca fez um ótimo trabalho e recebeu uma proposta do São Paulo no ano seguinte. No Tricolor do Morumbi, conseguiu levar o time às semifinais da Libertadores de 2004, mas o desgaste com a diretoria interrompeu o trabalho do comandante.

Mais uma vez, Cuca passou por diversas equipes e não teve sucesso nestes trabalhos. Já em 2006, o treinador chegou ao Botafogo e teve seu projeto mais longo em um clube. Com 138 jogos disputados, levantou três troféus com o Fogão. Saiu do time carioca em 2008. Na temporada seguinte, foi trabalhar no rival Flamengo. Por lá, conquistou o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara.

Depois de passar por Fluminense e Cruzeiro, Cuca chegou ao Atlético Mineiro no ano de 2011 e permaneceu até 2013. No Galo, teve sua conquista mais importante da carreira. Venceu a Libertadores de 2013, com Ronaldinho Gaúcho e companhia. Em 2014, se transferiu para o Shandong Luneng, da China. O retorno ao Brasil aconteceu em 2016, no Palmeiras. Com o Verdão, foi campeão do Campeonato Brasileiro do mesmo ano.

Após a conquista do torneio nacional, Cuca trabalhou no Santos, voltou ao Palmeiras e seu último trabalho havia sido no São Paulo, de onde foi demitido em setembro de 2019.

Como o futebol é cheio de idas e vindas, Cuca foi anunciado pelo Santos no ano de 2020. O treinador foi o escolhido para substituir o português Jesualdo Ferreira. Com muito trabalho, o profissional chegou à final da Libertadores na mesma temporada, mas acabou sendo derrotado na final pelo rival Palmeiras.

Ao fim do Campeonato Brasileiro de 2020, o treinador deixou o Santos em sua terceira passagem pela equipe, e deixou o time com uma vaga na Pré-Libertadores garantida.

Em março de 2021, o treinador foi anunciado como novo comandante do Atlético-MG e assinou por duas temporadas. Em sua primeira temporada, o treinador levou a equipe até a semifinal da Copa Libertadores e comandou a equipe em seu primeiro título de Campeonato Brasileiro após 50 anos. Depois das conquistas, Cuca optou por encerrar seu ciclo no Galo.

Em relação a sua vida pessoal, Cuca é casado com Rejane Stival, desde 1985. O casal tem duas filhas: Mayara e Natasha.


Artigos relacionados a Cuca

Cuca vai tentar provar sua inocência na Suíça - GettyImages
Roger Guedes criticou diretamente a comentarista da TV Globo - Reprodução / Instagram - GettyImages
Ana Thaís Matos foi bastante criticada por Roger Guedes - Reprodução / Instagram - Rodrigo Coca / Agência Corinthians
Cuca não é mais técnico do Corinthians - Rodrigo Coca / Agência Corinthians
Atlético-MG se classificou à Libertadores de 2023 - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Cuca tem contrato apenas até o fim do ano - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Atlético-MG ficou mais perto da vaga na Libertadores - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Atlético-MG x Botafogo agita rodada do Brasileirão - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Atlético-MG voltou a vencer nesta temporada - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Atlético-MG foi punido por conta de dívida por Nacho Fernández - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Atlético-MG x Ceará agita rodada do Brasileirão - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Cuca se manteve ao lado de Pavón no Atlético-MG - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Cuca tem contrato apenas até o fim do ano - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Atlético-MG ainda não se encontrou com Cuca - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Avaí levou a melhor diante do Galo - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Atlético-MG entra em campo mais uma vez - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Hulk recebe homenagem do Galo - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Hulk tem ótima relação com Cuca - GettyImages
Atlético-MG acertou a volta de Cuca - GettyImages
Cuca não parece disposto a trabalhar neste momento - GettyImages