Presente no quadro dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, o bobsled é frequentemente chamado de “fórmula-1 do gelo”, tamanha a velocidade e o risco que envolvem a descida do trenó nas pistas geladas. O veículo do 4-man, que comporta quatro atletas, pesa 210 kg. Já o 2-man tem 170 kg. Eles podem chegar a 140km/h ao longo do trajeto descendente.
Os dois representarão o Brasil em Milão-Cortina 2026. Para garantir que a descida seja bem-sucedida, é necessário que o piloto tenha rapidez de pensamento e suavidade nos movimentos: a direção é feita por cordas conectadas às lâminas dianteiras do trenó, com argolas nas extremidades que servem para o piloto guiar o veículo.
Por isso, ainda que uma equipe conte com pushers (que empurram) e o brakeman (que freia) o trenó, é o piloto quem aparece no ranking mundial da modalidade. E na Itália, o bobsled brasileiro estará de novo nas mãos de Edson Bindilatti. Prestes a completar 47 anos, Bindilatti disputa sua sexta edição de Jogos Olímpicos de Inverno. Com ele, desta vez, estará a equipe composta por Davidson de Souza, o Boka, Luís Bacca, Rafael Souza e Gustavo Ferreira.
Por fim, o bobsled faz parte do programa dos Jogos Olímpicos de Inverno desde a sua primeira edição, em Chamonix, 1924. O Brasil fez sua estreia olímpica em Salt Lake City 2002 e, de lá para cá, só não esteve presente em Vancouver 2010. Sempre com Bindilatti na equipe, que ainda se mostra empolgado.
“A ansiedade é muito grande. Nos próximos dias, vamos descer na pista para treinar e depois é aguardar o dia da competição”, conta.
O que passa na cabeça do piloto de bobsled antes de competir? 👀🤣🤭#InvernoTimeBrasil #Bobsled pic.twitter.com/wac9Np4FS7
— Time Brasil (@timebrasil) February 3, 2026
Calendário do bobsled nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina
Confira os dias em que o bobsled brasileiro compete e quem vai representar o Time Brasil:
Instalação esportiva: Cortina Sliding Center. Cidade/Região: Cortina d’Ampezzo (Veneto)
- Dias de competição:
– 16 de fevereiro, 06h00 e 07h57 (horário de Brasília) – 2-man – Descidas 1&2
– 17 de fevereiro, 15h00 e 17h05 (horário de Brasília) – 2-man – Descidas 3&4
– 21 de fevereiro, 06h00 e 07h57 (horário de Brasília) – 4-man – Descidas 1&2
– 22 de fevereiro, 06h00 e 08h15 (horário de Brasília) – 4-man – Descidas 3&4





