A ginástica artística feminina brasileira vive um momento histórico. Após conquistar a inédita medalha de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, as principais atletas da modalidade se tornaram motivo de inspiração para as novas gerações e orgulho para quem as acompanha. Para mostrar os bastidores desse momento especial, o sportv estreia na próxima segunda-feira, dia 20, a série documental ‘Além do Salto’.
Com cinco episódios, a produção traça um raio-x do que aconteceu com Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flavia Saraiva, Lorrane Oliveira e Julia Soares após o feito na capital francesa; e mostra os preparativos dos novos talentos no primeiro ano do ciclo olímpico. A série é produzida pela ‘Imaginar’, em parceria com o sportv.
“Eu, assim como milhões de brasileiros, fiquei grudada na TV para ver Rebeca, Jade, Julia, Flavia e Lorrane competirem nas Olimpíadas de Paris e fiquei fascinada em como elas dominaram as conversas e se transformaram, não apenas em referências do esporte nacional, mas em um fenômeno midiático. É nesse contexto que surge a ideia de uma série documental com as ginastas”, afirma Kizzy Magalhães, diretora da série.
Ver essa foto no Instagram
Em Paris, Rebeca Andrade foi consagrada como a maior medalhista olímpica da história do Brasil e, após a campanha vitoriosa, ela tem apenas uma prioridade: descansar o corpo e a mente. Jade Barbosa, por sua vez, retornou da França com apenas dois meses para cuidar dos preparativos para o seu casamento, que foi realizado na Itália. A série documental revela momentos de descanso, lazer, descobertas, treinos intensos e competições.
“Depois que eu voltei da Olimpíada, eu ainda tinha de planejar 70% do meu casamento. Eu não tinha nada, nem vestido. A nossa modalidade vai deixando as outras coisas para depois. E aí, finalmente, eu me permiti viver essas coisas. Foi muito importante para mim, como mulher, passar o tempo com a minha família, algo que eu nunca tive. Passam os aniversários, passam os Natais e você fica se questionando: ‘qual que é o momento que eu vou aproveitar?’”, diz a atleta Jade Barbosa, que se casou em setembro de 2024.
Em um recorte que mostra desde o período pós-olímpico, marcado por cirurgias, férias e celebrações, até a preparação para o Campeonato Mundial de Ginástica Artística, a ser realizado na Indonésia, a partir deste domingo, 19, ‘Além do Salto’ ainda registra os preparativos para a apresentação no show de celebração dos 60 anos da TV Globo, em que as meninas prepararam uma apresentação emocionante, reunindo as medalhistas olímpicas com a campeã mundial do solo, em 2003, Daiane dos Santos.

Neste mesmo dia, um outro momento especial não foi visto pelas câmeras: Jade contou para as amigas de equipe que estava grávida do seu primeiro filho. “Eu já queria que ela fosse mãe há muito tempo. Acabou a Olímpiada, eu falei: ‘vamos ter um neném que a madrinha aqui quer cuidar da criança”, brinca Flavinha. O projeto também destaca a ascensão de novos talentos e registra o dia a dia do Campeonato Brasileiro, em Recife, onde Flavia Saraiva, Lorrane Oliveira e Julia Soares voltam a competir.
No Ginásio Geraldão, mais de 10 mil pessoas vão à loucura na torcida pelas atletas e ovacionam Rebeca Andrade, Jade Barbosa e Daiane dos Santos, que fazem questão de prestigiar as colegas. Após o evento, a produção embarca com elas rumo ao Qatar, onde acontece a aclimatação para o Mundial de Jakarta. Com imagens exclusivas e depoimentos emocionantes, “Além do Salto” tem seus dois primeiros episódios exibidos na segunda e na terça-feira, respectivamente, às 23h, no sportv2, que também transmite a competição na Indonésia.
O conteúdo ficará disponível também no Globoplay. Sportv mostra as finais do torneio, a partir da próxima quarta-feira. A 53ª edição do Mundial de Ginástica Artística, principal competição da modalidade na temporada, marca o reencontro da seleção brasileira com as grandes competições internacionais. Depois da histórica medalha de bronze por equipes femininas e dos pódios individuais de Rebeca Andrade, em Paris, a equipe volta aos holofotes em busca de novas conquistas.
Desta vez, entre as mulheres, o país estará representado pelas medalhistas olímpicas Flávia Saraiva e Júlia Soares, além de Júlia Coutinho e Sophia Weisberg. No masculino, competem no Mundial, o também medalhista olímpico Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Vitaliy Guimarães e Tomás Florêncio. O sportv, sempre ao lado do esporte brasileiro, exibe ao vivo as finais da competição, que acontece em Jacarta, na Indonésia, a partir da próxima quarta-feira, dia 22.