Hugo Calderano se despediu do Grand Smash de Pequim, na China, na madrugada deste sábado, 4. O brasileiro, número 3 do ranking mundial, fez um duelo equilibrado contra o chinês Xiang Peng, atual nono colocado, mas acabou derrotado por 4 a 3, com parciais de 11/3, 3/11, 7/11, 11/6, 11/8, 7/11 e 6/11.
Com o resultado, Calderano adia mais uma vez a busca por seu primeiro título de Grand Smash, torneio equivalente ao Grand Slam do tênis. Em 2025, foram quatro etapas: Singapura, Estados Unidos, Suécia e China. O brasileiro caiu nas oitavas em Singapura, nas quartas em Estocolmo e não pôde disputar em solo norte-americano por problemas com visto.
Apesar da eliminação, o número 1 das Américas vive a melhor temporada da carreira. Ele conquistou a Copa do Mundo, foi vice-campeão do Mundial e venceu três etapas do WTT: Argentina, Buenos Aires e Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Em Pequim, o caminho de Calderano incluiu vitórias sobre Hiroto Shinozuka, Simon Gauzy e Zhou Qihao antes de encarar Xiang Peng. O chinês, por sua vez, avançou para a semifinal e enfrentará seu compatriota Wang Chuqin, líder do ranking, que superou o japonês Sora Matsushima por 4 a 1.
Hugo Calderano e Bruna Takahashi se despedem nas duplas do China Smash
Nesta quinta-feira, 02, Hugo Calderano e Bruna Takahashi disputaram as semifinais do China Smash, um dos quatro principais torneios do tênis de mesa. Com o placar final de 3 a 0, a dupla brasileira acabou levando a pior para o duo formado por Wang Chuqin e Sun Yingsha. Agora, o carioca e número um das Américas segue na disputa do simples pela competição em Pequim; a companheira paulista já foi eliminada.
O primeiro set foi um verdadeiro atropelo para os chineses. Sun e Wang praticamente não cometeram erros na parcial e não deram espaços para o casal brasileiro. Dessa maneira, os donos da casa abriram com uma bela e ampla vantagem: 11/3.
Já no segundo set, pouco mudou. O ritmo da parcial de abertura se manteve, marcado pela consistência de Sun e Wang, com poucas oportunidades para Calderano e Takahashi buscarem o empate provisório. Assim, os ‘mandantes’ repetiram a marca: 11/3.