Para Vinícius Nascimento, o esporte vai muito além da forma física: envolve saúde e bem-estar. O influenciador contou em suas redes que, durante o BBB, perdeu aproximadamente 10 quilos e, depois, recuperou o peso. Hoje, ele encontrou no jiu-jitsu uma paixão diária e um aliado para manter disciplina, confiança e foco. “Sempre gostei muito de esportes e artes marciais, mas agora o jiu-jitsu se tornou parte da minha rotina de vida”, afirma Vini, que também pretende incluir o futevôlei em sua rotina de treinos.
A transformação recente fez com que Vinícius Nascimento mergulhasse de vez no universo esportivo. Após o reality, além de se dedicar ao jiu-jitsu todos os dias, ele intercala corridas de rua em sua semana. “É uma válvula de escape para espairecer, colocar os pensamentos em ordem. Eu já não me vejo mais sem esporte ou atividade física no meu dia a dia”, conta.
O movimento de Vini acompanha uma tendência nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, a proporção de adultos que cumprem a recomendação da OMS (150 minutos semanais de atividade física) passou de 30,3% em 2009 para 36,7% em 2021. Já em modalidades específicas, o Ministério do Esporte estimou em 2025 que o Brasil reúne cerca de 2,5 milhões de praticantes de jiu-jitsu, número que acompanha o crescimento da modalidade, que bateu recorde de inscrições no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu neste mesmo ano.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, um levantamento divulgado em 2023 apontou que 52% dos brasileiros ainda não praticam atividade física regularmente, reforçando a importância de iniciativas que incentivem o movimento no cotidiano.
Dados recentes reforçam esse impacto: a prática regular de atividades físicas está associada à redução da ansiedade e do estresse, além de fortalecer a autoestima e a disciplina. Segundo a Organização Mundial da Saúde, basta cumprir 150 minutos semanais de atividade moderada ou 75 minutos de alta intensidade para conquistar benefícios duradouros para corpo e mente.