Me chamo Deborah, tenho 21 anos e atualmente moro em São Paulo-Guarulhos. Nasci em Brasília, sempre fui uma criança bem agitada, muito animada, e sempre tive contato com esportes. Dança, natação, vôlei, judô, entre outros… Só as férias na casa da minha vó que representavam um risco à rotina: eu tinha muitos problemas com doces e voltava com sobrepeso, mas isso não era um problema tão grande até então (risos).
Meu pai sempre me buscava na escola e me levava para a academia com ele, pois minha mãe fazia faculdade. Eu sempre tive contato com o meio da musculação, mas como era muito pequena não podia fazer.
Assim que completei 9 anos, eu e minha família nos mudamos para São Paulo, e comecei a estudar em uma escola aonde a maioria das meninas eram magrinhas e de cabelos lisos. Admito, eu passei a sofrer muito com a minha aparência, me sentia super mal.
Depois de muito tempo convenci minha mãe a alisar meu cabelo e a me colocar em uma academia perto de casa, aonde eu fazia de tudo. Comecei na dança, judô, circo e aquela coisa especial que me fazia super bem. Foi ali que comecei a emagrecer e me sentir melhor comigo.
Ver essa foto no Instagram
Nos mudamos para Guarulhos e eu comecei a treinar musculação na academia do prédio. Lembra que eu falei que meu pai me levava? Então, foi desde pequena que comecei a me apaixonar pela musculação. Quando eu pude treinar, de fato, nunca mais larguei. Sempre tirava um tempinho do meu dia para isso.
Passando o tempo, muitas coisas foram mudando. Por incrível que pareça, depois que terminei a escola não escolhi fazer Educação Física e nem Nutrição, ainda que sejam áreas das quais eu sempre gostei e admirei. Decidi seguir na Odontologia.
Esse ano, além de me formar em Odontologia, eu tomei a decisão de começar a criar conteúdo para o Instagram, para incentivar as pessoas a cuidarem mais de si mesmas. Assim como a Deborah pequenina fez lá atrás; sozinha, ela batalhou e conseguiu se sentir bem consigo.

Como eu sempre estive envolvida no meio da musculação, eu comecei a pesquisar e a entender sobre o fisiculturismo. Sempre admirei o bodybuilding, mas confesso que nunca tomei a decisão de competir por medo de julgamentos, porque sabemos que é um esporte não muito visto no lado feminino.
Mas chegou um tempo em que eu precisava fazer as coisas por mim, e não pelos outros. Tomei a decisão com meu coach de competir para o esporte. Posso dizer que sim, sofri um pouco, houve muitos julgamentos, mas era o que eu queria. Então, me mantive firme, e hoje posso contar para vocês que estou me preparando para o meu primeiro campeonato de fisiculturismo em 2025, na categoria wellness.
É um processo bem difícil, aonde precisamos abrir mão de certas coisas e momentos. Mas é muito gratificante saber que eu me encontrei no esporte. Como eu disse antes, eu sempre explorei modalidades, todas que vocês possam imaginar, porém nunca fui boa ou gostei de verdade de uma. Mas no fisiculturismo eu me encontrei, eu amo viver esse esporte.
Além disso, eu sei que motivo e cativo muitas pessoas a cuidarem da saúde e da mente delas. Agora, é focar no processo e conquistar aquilo que tanto meu coração deseja: o troféu de wellness. Hoje, eu vivo um sonho. Sei que a Deborah pequenina estaria orgulhosa da mulher que estamos nos tornando.