Nesta quinta-feira, 16, os 30 donos de franquias da Major League Baseball aprovaram de forma unânime a mudança do Oakland Athletics para a cidade de Las Vegas. Eram necessários que somente três quartos dos votos fossem a favor da mudança. Dessa forma, os A’s possuem o caminho aberto para seguir com os planos de realocação.
A mudança, entretanto, ainda depende de alguns trâmites antes de se tornar oficial. O principal deles é a confirmação da construção de um novo estádio na cidade de Nevada, que deve custar US$1,5 bilhão e ficaria pronto somente para a temporada de 2028. O governo do estado se compromete a investir US$380 milhões na obra, mas o sindicato dos professores local deve entrar na justiça para impedir que a verba pública seja utilizada, podendo atrasar os planos e, provavelmente, reverter o cenário de realocação do time. Mas, caso tudo aconteça como planejado, o time deve fazer sua última temporada em Oakland em 2024, data final do contrato com o Coliseum. Nos anos seguintes, durante as obras em Las Vegas, os A’s irão jogar no Oracle Park, do San Francisco Giants, ou em campos de Triple-A em Sacramento ou em sua nova cidade.
Ver essa foto no Instagram
Essa será a segunda mudança de cidade de um time da MLB neste século. A anterior foi quando o antigo Montreal Expos que virou o Washington Nationals em 2005. Além disso, será a quarta cidade sede na história dos A’s, que já teve como base Philadelphia e Kansas City. Dos nove títulos dos Athletics, quatro foram conquistados em Oakland. Os A’s seguem um caminho de outras franquias da cidade de Oakland que estão deixando o local, como os Raiders, da NFL, e os Warriors, da NBA.