A Fórmula 1 quase contou com Max Verstappen na pole novamente. Nos minutos finais da corrida, Charles Leclerc levou a melhor na madrugada deste sábado, 9, para largar do primeiro posto pela segunda vez em 2022. O piloto monegasco fez 1m17s868 em sua volta, com 0s2 de vantagem com relação ao atual campeão da Fórmula 1.
Sendo disputada pela Ferrari e RBR do início ao fim, a classificação foi marcada pelos incidentes de Nicholas Latifi e Lance Stroll, no Q1, e de Fernando Alonso no Q3. Além desse fato, a Mercedes conseguiu colocar seus dois carros no top 10, tendo Lewis Hamilton no quinto lugar e George Russell no sexto.
Canal – SportBuzz
Vale lembrar que essa foi a 11ª pole da carreira de Leclerc e a segunda na temporada 2022 da Fórmula 1. O monegasco já havia largado da ponta na corrida de abertura do campeonato, no GP do Bahrein. Apesar de não ser novidade ter duas Ferrari e duas RBR brigando na classificação, o time austríaco pôde contar desta vez com Sergio Pérez sendo mais competitivo.
O mexicano fez sua disputa com Verstappen ao longo da sessão, incluindo o Q3, e chegou a conseguir superar o campeão holandês pela liderança do Q2. Do outro lado, com Carlos Sainz, que geralmente acompanha Leclerc nas primeiras posições, errou em sua última tentativa sob a bandeira quadriculada, no Q3, e cai de vez na tabela, se classificando em nono lugar.
No Q1, Verstappen ainda deixou para trás a dupla da Ferrari, Leclerc e Sainz, os primeiros que registraram as melhores voltas e que se revezaram na liderança no começo. O atual campeão da RBR apareceu em segundo lugar, com 0s044 de distância do monegasco, e não demorou até melhorar sua própria volta, anotando 1m18s580.
“Yes, I think we could have fought for pole position today”#F1 #AusGP https://t.co/jJqx3ocGGP
— Formula 1 (@F1) April 9, 2022
No começo do Q1, Nicholas Latifi acionou uma bandeira amarela ao rodar depois de passar pela brita. Além desse momento, o canadense ainda se envolveu em outro incidente faltando dois minutos para o fim da sessão, quando acabou sendo atingido pelo compatriota Lance Stroll em uma batida forte, que o fez rodar na pista e sair da disputa.