Tatiana Weston-Webb brilhou e foi campeã da terceira etapa do Circuito Mundial de Surfe (WSL) na manhã desta segunda-feira, 7. A surfista brasileira venceu a norte-americana Lakey Peterson, por 15.33 (7.33 + 8.00) contra 14.27 (7.10 + 7.17), e faturou o título em Peniche, Portugal. Campeã no US Open de 2016 e em Margaret River 2021, Tati conquistou pela terceira vez na carreira uma e mundiais.
Diante do frio em Peniche, Weston-Webb venceu no somatório e ainda viu a adversária tentar a virada nos minutos finais. Peterson, no entanto, recebeu 6.73 de nota por sua última onda e não conseguiu ultrapassar a nota da surfista brasileira na decisão, que marcou uma reedição de uma etapa da WSL. Na final de 2019, em Margaret River, a norte-americana levou a melhor.
A conquista nesta segunda-feira levou Tatiana Weston-Webb para a quarta posição do ranking mundial de surfe feminino. A gaúcha criada no Havaí chegou aos 15.220 pontos e está atrás apenas de Brisa Hennessy, Carissa Moore e Lakey Peterson, que estão na primeira (17.355), segunda (16.495) e terceira (16.495) colocações, respectivamente.
“Tive um início de ano ruim e foi justamente em dois locais que eu achei que me sairia bem. Então, para mim, sei que Deus tem um plano e vou confiar nele e continuar surfando, tentando o meu melhor e acreditando em mim mesmo. Essa é a natureza de toda competição, você só precisa continuar acreditando em si mesmo, não importa o que”, disse em entrevista após a conquista.
Tati mostrou na decisão toda sua evolução durante a etapa na Praia de Supertubos. Após avançar como segunda na bateria de estreia, que contou com outras duas surfistas, ele conquistou uma sequência de quatro vitórias consecutivas em Peniche: contra Luana Silva, India Robinson e Carissa Moore antes de encarar Lakey Peterson.
“A Lakey é uma ótima surfista e está de parabéns pelo que fez aqui. Honestamente, eu me diverti muito lá fora e não foi fácil conquistar esse título. Enfrentar uma atleta da qualidade dela na final só engrandece ainda mais a conquista”, destacou Weston-Webb após a decisão contra a norte-americana.
Com a vitória em Portugal, @tatiwest passa a ser a 4ª colocada no Ranking e aumenta as suas chances de conseguir uma vaga no Top 5 no final do ano 🇧🇷
Será que ela conquistará o seu primeiro Título Mundial? 🤔🏆#MEOPROPortugal #WSLBrasil pic.twitter.com/zQRx7LSamn
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) March 7, 2022
“Eu acho que posso fazer qualquer coisa que eu colocar na minha mente. Essa é a beleza do surfe, a beleza de apenas confiar e acreditar em si mesmo. Se você tiver essa capacidade mental de superar os obstáculos que o colocam para baixo, você consegue o que quiser”, completou.
A decisão
Depois de superar Carissa Moore mais cedo, pela semifinal, Tatiana viu Peterson fazer duas ondas na casa dos sete pontos no começo, mas conseguiu reverter o resultado nos últimos dez minutos de bateria. A brasileira conquistou uma nota oito e tomou a liderança da final para faturar a etapa. Em outras seis oportunidades, a norte-americana levou a melhor sobre Weston-Webb.