Um dia após se classificar às oitavas de final em Roland Garros, Roger Federer anunciou que decidiu abandonar o Grand Slam. O suíço afirmou que “escutou o corpo” e não vai seguir na competição da França.
Federer enfrentaria o italiano Matteo Berrettini, número nove do ranking mundial, nesta segunda-feira, 7. No sábado, ele venceu o alemão Dominik Koepfer por 3 sets a 1, em 3h35 de partida. Antes de avançar às oitavas, o suíço havia passado por Denis Istomin na primeira rodada e Marin Cilic na segunda.
Em anúncio divulgado nas redes sociais, Federer comentou sobre sua decisão:
“Após conversar com meu time, decidi que precisarei me retirar de Roland Garros hoje. Após duas cirurgias no joelho e mais de um ano de reabilitação, é importante que escutei meu corpo e garantir que não vou me forçar demais muito rápido no caminho para a recuperação. Estou feliz por ter conseguido disputar três partidas. Não há sensação melhor do que estar em quadra”, disse.
— Roger Federer (@rogerfederer) June 6, 2021
Federer passou por duas cirurgias no joelho e ficou 480 dias sem disputar uma partida de melhor de cinco sets entre o Australian Open do ano passado e a atual edição de Roland Garros.
The Roland-Garros tournament organisers have learned that Roger Federer has withdrawn from the fourth round of the tournament. #RolandGarros pic.twitter.com/BncPpTLUzl
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 6, 2021