O Tampa Bay Lightning, da NHL (liga de hóquei dos Estados Unidos), começou a partida contra o Florida Panthers na última segunda-feira, 10, com uma linha de ataque com três jogadores negros: Mathieu Joseph, Gemel Smith e Daniel Walcott.
O trio só descobriu que formaria a linha ofensiva inicial minutos antes da partida no BB&T Center, quando as escalações estavam sendo anunciadas dentro do vestiário.
A NHL informou que não possui a informação, mas acredita-se que é a primeira vez que três jogadores negros começam um jogo juntos na mesma linha. Segundo as estatísticas da liga, é uma marca inédita desde 2009/10 – quando passaram a rastrear essas informações.
Após a derrota por 4 a 0, Mathieu Joseph comemorou o “passo na direção certa” e afirmou estar feliz por fazer parte da marca histórica na liga.
“É um passo na direção certa. Você tem que agradecer à comissão técnica por isso. Foi a decisão deles, mas foi definitivamente divertido ter algum progresso e claramente há um processo em relação a isso. Não sei se foi a primeira vez, mas acho foi ótimo ver e estou feliz por ter feito parte disso”, disse Joseph.
Daniel Walcott citou um ídolo da infância, Jarome Iginla, e destacou que espera ter causado o mesmo impacto que a inspiração no ex-jogador canadense teve em sua vida.
“Eu sempre o admirei e tentei ser um grande líder dentro e fora do gelo. Só espero poder ter o mesmo efeito nas pessoas. O mesmo com Jo e Smitty. Foi um grande momento, com certeza”, disse Walcott em entrevista pós jogo.
— x – Tampa Bay Lightning (@TBLightning) May 11, 2021
Anson Carter, analista de hóquei da NBC Sports e ex-atacante da NHL, afirmou que a estreia da linha de ataque só com jogadores negros é um momento significativo para o esporte.
“Para o público em geral, acho que é enorme. Eles não estão apenas jogando pelo time, mas pelos campeões da Stanley Cup. Então, este não é um time que não está nos playoffs, que está se reconstruindo, que está lutando. Estes são três jogadores negros que estão jogando pelos campeões da Stanley Cup”, analisou Carter.
Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.