Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, assinou contrato para ser piloto reserva da equipe Haas na Fórmula 1. Ele já tem a superlicença, documento exigido para os pilotos competirem na categoria, e já pode ser acionado pela equipe americana caso os pilotos titulares Romain Grosjean e Kevin Magnussen não possam correr.
A Haas está na categoria desde a temporada 2016, e Pietro é integrante da equipe desde o fim de 2018, quando começou a correr como piloto de testes. Neste período, ele atuou em sete sessões de treinamentos e percorreu mais de 2.000 km.
Em quarentena nos Estados Unidos por conta da pandemia de coronavírus, Pietro Fittipaldi comentou sobre o novo contrato.
“Quero agradecer a Haas por essa oportunidade. Eu vou acompanhar o GP de Fórmula 1 junto com a equipe e estarei à disposição da equipe. Não vejo a hora de nossas vidas voltarem ao normal e o campeonato de Fórmula 1 começar. Claro que agora eu estou em quarentena com a minha família, em casa, e se todo mundo fizer a sua parte, vamos superar essa pandemia”, disse Pietro em um vídeo publicado pelo Globo Esporte.
Caso seja acionado para correr, Pietro será o quarto integrante da família Fittipaldi a competir na categoria. Até o momento, nenhuma família teve quatro representantes na história da Fórmula 1. Além de seu avô Emerson, bicampeão mundial em 1972 e 1974, também disputaram corridas o tio-avô Wilsinho (1972 a 1975) e o filho dele Christian (1992 a 1994).
“Pietro se provou ao longo de sua carreira e, obviamente, pudemos trabalhar com ele nos últimos 12 meses muito de perto. Temos o prazer de confirmá-lo como piloto oficial reserva e de teste da Haas e continuar esse relacionamento. Seu trabalho na pista nos testes e no simulador foi, sem dúvida, valioso, pois enfrentamos nossos desafios na última temporada e estamos empolgados por continuar apresentando a ele mais oportunidades para expandir seu relacionamento com a equipe em 2020, quando voltarmos ao trabalho”, declarou o chefe da Haas, Gunther Steiner.
Diante da indefinição do início da temporada 2020 da Fórmula 1, ainda não há previsão de quando Pietro poderá treinar novamente com o carro da Haas. Até lá, o piloto brasileiro seguirá realizando trabalhos no simulador do time, na Itália. O suíço Louis Deletraz também será piloto de testes e reserva.
We can confirm @PiFitti and @LouisDeletraz as our Official Test and Reserve Drivers for 2020.
More details here 👉 https://t.co/3ktwny3kNW pic.twitter.com/VeXIOTUdon
— Haas F1 Team (@HaasF1Team) March 26, 2020
Com o novo contrato assinado, aumentam as chances de Pietro participar de treinos livres nas sextas-feiras de fim de semana de GP, no entanto, isso dependerá do desfecho da pandemia de Covid-19 para a temporada da Fórmula 1 deste ano e das próprias necessidades da Haas.
Pietro Fittipaldi se tornou o segundo brasileiro a assinar contrato de piloto reserva na categoria. Além dele, o mineiro Sérgio Sette Câmara é terceiro piloto das equipes RBR e Alpha Tauri, podendo correr caso as equipes o acionem. O Brasil não tem um representante no grid da Fórmula 1 desde o fim de 2017, quando Felipe Massa deixou a Williams.
5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida
1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi – https://amzn.to/326G0jZ
2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro – https://amzn.to/2VwxKY5
3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth – https://amzn.to/325xcLo
4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador – https://amzn.to/2B2Vhq8
5- Cronômetro Digital Incoterm – https://amzn.to/2nyvmUc
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.