A primeira semifinal da Copa do Brasil entre Atlético-MG e Vasco acontece nesta quarta-feira (2), às 19h15, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida é o início de uma batalha por uma vaga na grande decisão do torneio mata-mata. O jogo de volta, cercado por polêmicas envolvendo a CBF, está marcado para o dia 19/10, em São Januário.
O Atlético-MG chega embalado pela sua temporada focada nas competições eliminatórias. Além da Copa do Brasil, o Galo disputa as semifinais da Libertadores. No entanto, o time mineiro vem de derrota para o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro e concentra suas forças no confronto contra o Vasco.
O Atlético busca alcançar sua segunda final da Copa do Brasil desde 2021, ano em que conquistou o título. O técnico Gabriel Milito poderá contar com o retorno do volante Otávio, recuperado de lesão, e ainda aguarda a liberação do lateral Saravia. Já no ataque, Deyverson, herói da classificação contra o Fluminense com dois gols, está cotado para iniciar a partida.
O Vasco viaja a Belo Horizonte com a expectativa de garantir um bom resultado fora de casa para definir a vaga na final em São Januário. No último jogo, o empate em 1×1 contra o Cruzeiro trouxe um duro golpe, com a lesão no joelho do atacante David, que está fora da temporada. Para o confronto contra o Galo, o técnico Rafael Paiva aposta na força ofensiva de Payet, Philippe Coutinho e Pablo Vegetti para superar a defesa atleticana. No entanto, o Vasco enfrenta desfalques importantes, com Adson e Rayan fora da partida, criando um desafio para Paiva montar o time ideal.
Historicamente, o Vasco tem uma leve vantagem no confronto direto contra o Atlético-MG. Em 78 jogos disputados, os cariocas venceram 30 vezes, contra 29 triunfos dos mineiros, além de 19 empates. No último encontro entre as equipes em 2024, o Galo levou a melhor ao vencer por 2×0, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A transmissão da partida será feita pelo Sportv (TV fechada), Premiere (pay-per-view) e Amazon Prime Video (streaming).
View this post on Instagram
Prováveis escalações de Atlético-MG e Vasco
Atlético-MG: Everson; Lyanco, Battaglia e Alonso; Arana, Otávio (Fausto Vera), Franco, Igor Gomes e Scarpa; Paulinho e Hulk.
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodriguez, João Victor (Maicon), Léo e Lucas Piton; Hugo Moura, Sforza, Payet, Philippe Coutinho, Emerson Rodríguez e Vegetti.