A abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina aconteceu nesta sexta-feira, 6, simultaneamente nas duas cidades-sedes. Em Milão, o evento foi sediado no Estádio San Siro. A cerimônia contou com diversas apresentações e o tradicional desfile das delegações de cada país participante.
Essa será a 25ª edição dos Jogos de Inverno, que vão se encerrar no dia 22 de fevereiro.
A cerimônia começou com uma apresentação de dança, que misturava elementos da arte italiana com a Grécia, berço dos Jogos Olímpicos. Em seguida, a cantora norte-americana Mariah Carey subiu ao palco e cantou duas músicas.
Após a apresentação do presidente da Itália e da presidente do Comitê Olímpico Internacional, modelos vestindo ternos com as cores da bandeira italiana entraram no Estádio. As peças foram um dos últimos trabalhos do estilista Giorgio Armani, que faleceu em 2025.
Na sequência, a bandeira do país sede foi erguida e a cantora Laura Pausini cantou o hino nacional italiano. Por fim, os aros olímpicos foram apresentados ao final de uma apresentação que simbolizava a união entre as cidades e as montanhas da Itália.
Ver esta publicação no Instagram
Desfile das delegações na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno
O desfile das 92 delegações aconteceu simultaneamente em Milão, Cortina, Livigno e Predazzo. Tradicionalmente, os atletas da Grécia foram os primeiros a entrar no Estádio, enquanto a delegação italiana encerrou o desfile.
Os atletas brasileiros se dividiram em duas cidades. Em Milão, Lucas Pinheiro, do esqui alpino, foi o porta-bandeira. Já em Cortina, com direito a passinho de dança, Nicole Silveira, do skeleton, entrou na passarela com a bandeira do Brasil.
A primeira participação do Brasil nos Jogos vai acontecer na próxima terça-feira, 10, no esqui cross-country, com Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva. Pela primeira vez na história, a delegação brasileira chega com chances reais de conquistar a primeira medalha do país na história.
Piras Olímpicas são acesas em Milão e Cortina
Ao final do desfile, os mascotes dos Jogos, Tina e Milo, foram apresentados. Em seguida, o presidente do Comitê Olímpico Italiano e a presidente do Comitê Olímpico Internacional subiram ao palco para discursar. O presidente da Itália, Sergio Mattarella, encerrou o momento dos discursos e oficializou a abertura dos Jogos.
A cerimônia para acender a pira olímpica começou com a apresentação do tenor Andrea Bocelli. A ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista do Brasil, carregou a bandeira dos Jogos ao lado de outras personalidades do esporte mundial.
Assim, os atletas realizaram o juramento olímpico e a bandeira foi hasteada.
Por fim, pela primeira vez na história, duas piras olímpicas foram acesas. Diversas lendas do esporte italiano participaram dos momentos finais do revezamento da tocha. Em Milão, Alberto Tomba e Deborah Compagnoni foram os responsáveis por acender a chama.
Sofia Goggia acendeu a pira em Cortina.





