Nesta sexta-feira, 9, Ana Patrícia e Duda entraram em quadra para buscar o ouro olímpico no vôlei de praia. Na Arena Torre Eiffel, a dupla brasileira encarou as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson. Pela primeira vez em uma decisão olímpica, as brasileiras
O início do primeiro set foi favorável para as canadenses, que começaram forçando o saque na Duda. Nas primeiras trocas, Brandie e Melissa abriram uma vantagem de 8 a 2, mas a equipe brasileira foi buscar uma reação. Nos fortes ataques de Ana Patrícia, o Brasil foi chegando cada vez mais perto.
O problema brasileiro estava no saque, que as canadenses estavam recepcionando com muita facilidade. Os bloqueios de Ana Patrícia começaram a funcionar, mas Brandie continuava muito bem pelo Canadá. Com o jogo encaixado, o Brasil empatou em 17 pontos e set se estendeu neste equilíbrio. Porém, as brasileiras fecharam por 26 a 24.
O segundo set continuou muito equilibrado, com trocas muito disputadas e saques variando entre as duas equipes, mas as canadenses começaram a crescer na parcial. Com a dupla brasileira mais desligada, o Canadá fechou com uma vitória por 21 a 12. Assim, a decisão ficou completa para o tie-break.

No set decisivo, as brasileiras tiveram que se reerguer e buscar ânimos para continuar brigando pela vitória. O Brasil foi ganhando vantagem no jogo e, em certo momento, Ana Patrícia e Brandie se desentenderam na rede, aumentando o drama da disputa. Porém, a dupla brasileira venceu por 15 a 11 e levou o ouro.