A brasileira Jucielen Romeu garantiu sua vaga nas quartas de final da categoria peso-pena (até 57kg) do boxe feminino na Olimpíada de Paris 2024 ao vencer a norte-americana Alyssa Mendoza. A luta, disputada nesta sexta-feira na Arena Paris Norte, terminou com vitória por pontos para Jucielen, com um placar apertado de 4 a 1 na decisão dos juízes. Agora, a atleta paulista está a apenas uma vitória de assegurar ao menos uma medalha de bronze.
No próximo domingo (4), Jucielen enfrentará a turca Esra Yildiz, às 11h (horário de Brasília), pelas quartas de final. A lutadora, natural de Rio Claro, chega confiante para o duelo, após superar um combate equilibrado contra Mendoza.
CLASSIFICADA! 🥊
Jucielen Romeu vence Alyssa Mendoza 🇺🇸 e avança às quartas de final do boxe feminino. Você é demais, Juci!#TimeBrasil #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/GKAK8l6oVW
— Time Brasil (@timebrasil) August 2, 2024
O primeiro round foi bastante disputado, com ambas as pugilistas adotando uma postura agressiva e focando no ataque, o que dificultou a tarefa dos juízes. Três árbitros deram a vitória para Jucielen, enquanto dois consideraram Alyssa superior. No segundo round, a norte-americana começou mais forte, mas Jucielen recuperou o ritmo e conseguiu equilibrar a luta, embora Alyssa tenha levado a vantagem de 3 a 2 no período.
O terceiro round seguiu o mesmo padrão, com golpes intensos trocados entre as atletas. A decisão dos juízes, no entanto, foi a favor da brasileira, que celebrou a vitória por 4 a 1, ciente da dificuldade enfrentada.
Após a luta, Jucielen reconheceu o equilíbrio do combate. “Foi uma luta acirrada, não esperava que seria tão parelha, mas é Jogos Olímpicos, não dá para esperar pouca coisa. Fui atrás do meu propósito. Eu vi que se continuasse entrando naquela pressão iria sair prejudicada. Disse: calma, observa, faz um anti-jogo para conseguir reverter a situação”, declarou a pugilista.
Com 16 anos de experiência no boxe, Jucielen destacou a importância da estratégia e da calma no ringue: “A gente espera anos por esse momento, então quando chega tem que estar focada e aproveitar ao máximo. Próximo desafio é contra a turca, atleta forte, mas acredito que vou estar bem melhor. Estou bem confiante em garantir essa medalha. A frieza no ringue acredito que é experiência. Tenho 16 anos de boxe na carreira, muitas lutas duras, a gente vai aprendendo e sabe usar no momento certo. Ganhamos a primeira, vamos em busca da medalha”, afirmou Jucielen em entrevista à Globo.