O peso-meio-pesado (até 80kg) Wanderley “Holyfield” Pereira garantiu sua vaga nas quartas de final do boxe na Olimpíada de Paris 2024 ao vencer o haitiano Cedrick Belony-Duliepre por decisão unânime (5-0) nesta terça-feira. Na próxima fase, ele enfrentará o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, conhecido dos brasileiros pela final do peso-médio (até 75kg) em Tóquio 2020, onde foi derrotado por Hebert Conceição.
Medalhista de prata no Pan de Santiago 2023, Wanderley dominou o combate contra Cedrick, assumindo o centro do ringue desde o primeiro round. Utilizando jabs e ganchos curtos, ele controlou a distância e neutralizou as tentativas de contragolpe do haitiano, que se expunha ao cruzado do brasileiro ao repor a guarda.
No segundo round, Cedrick tentou ser mais ofensivo, mas Wanderley, confortável em suas esquivas, baixava a guarda e até trocou de base para confundir o adversário. No terceiro round, após um susto ao ser encurralado nas cordas, o brasileiro retomou o controle com jabs e diretos, assegurando a vitória unânime dos juízes.
WANDERLEY DE SOUZA PEREIRA É O NOME DELE! ESTAMOS NAS QUARTAS DE FINAAAAAAL 🥊 #GlôNasOlimpíadas #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/jQRqW08WjM
— TV Globo 📺 (@tvglobo) July 30, 2024
“A estratégia era exatamente essa, começar um pouco mais forte, garantir o primeiro round, finalizar a luta no segundo round e depois economizar um pouco porque ainda tem luta pela frente. Já estamos com a vitória, não precisa ficar se desgastando, né”, analisou Wanderley.
Nas quartas de final, Holyfield encontrará Oleksandr Khyzhniak, terceiro cabeça de chave, que teve uma estreia difícil ao vencer o húngaro Pylyp Akilov por decisão majoritária (4-0).
No peso-galo (até 54kg), a brasileira Tatiana Chagas foi eliminada pela sul-coreana Aeji Im por decisão dividida (4-1). Medalhista de prata no Pan de Santiago 2023 e sétima cabeça de chave, Tatiana teve dificuldades desde o início contra a movimentação intensa de Aeji, que não permitiu à brasileira encontrar seu ritmo no ringue. Quatro dos cinco juízes viram vitória da sul-coreana em todos os rounds.
Mais cedo, o brasileiro Michael Douglas foi eliminado no peso-mosca (até 51kg) após perder por decisão unânime (5-0) para o cubano Alejandro Claro Fiz, nas oitavas de final.