Anne Hidalgo, prefeita de Paris e Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, irão nadar nesta quarta-feira (17) no rio Sena. Esta foi uma promessa feita por Anne, antes que os jogos começassem. A Câmara confirmou a presença da prefeita nesta terça-feira. A expectativa é que ambos estejam no local às 8h30 do horário local.
Assim que a parisiense se retirar do rio Sena, é aguardada uma competição entre diversos nadadores profissionais. No entanto, isso dependerá de critérios como o clima, qualidade da água e o caudal, segundo a prefeitura. Sábado passado, a ministra de esportes Amélie Oudéa-Castéra foi quem nadou no rio.
Promesse tenue ! 🏊
Avec @AHanquinquant, notre champion paralympique de triathlon, qui fêtait son rôle de porte-drapeau à Paris 2024 ! 🇫🇷 pic.twitter.com/SsJYaWwhSS
— Amélie Oudéa-Castéra (@AOC1978) July 13, 2024
O feito é histórico para os franceses. Jacques Chirac, prefeito de Paris entre 1977 e 1995, (e posteriormente presidente da França entre 1995 e 2007) prometeu que o rio Sena estaria limpo até 1988, para que todos nadassem. No entanto, a promessa não foi cumprida.
A prefeitura parisiense informou na última sexta-feira (12), que os níveis de poluição do rio estavam no padrão para o nado durante grande parte dos 12 dias, depois dos resultados negativos no mês de junho. Foram gastos cerca de 1,4 bilhão de dólares para a limpeza do rio, proibida para banho há mais de cem anos.