Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Rugby: Copa do Mundo de 2027 será a maior da história do esporte; entenda

Copa do Mundo de Rugby em 2027 acontece na Austrália, saiba tudo que precisa saber sobre o terceiro maior evento esportivo do planeta

Henrique Cesar Mello
por Henrique Cesar Mello

Publicado em 03/03/2024, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Copa do Mundo de Rugby - Getty Images
Copa do Mundo de Rugby - Getty Images

Marcada para começar no dia 1 de outubro de 2027, a Copa do Mundo de Rugby na Austrália pode ser considerada a maior da história. Isso porque terá o maior número de seleções participantes. Com a última edição acontecendo na França, em 2023, foram 20 times que estiveram disputando o título mais desejado, que acabou sendo vencido pela África do Sul.

Desta vez, sediada pela Austrália, a edição de número 11 da competição contará com 24 seleções participantes. Foi em outubro de 2023 que o World Rugby, a federação internacional, decidiu que haveria mais times na disputa. Para efeito de comparação, a Copa do Mundo de Rugby é considerado o terceiro maior evento esportivo do planeta, atrás somente da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos.

Entenda como acontecerá a Copa do Mundo de Rugby 2027

Agora, com o torneio passando a ter 24 seleções, a competição será dividida em seis grupos de quatro times cada, ganhando uma fase de oitavas de final, que até 2023 não existia, permitindo que 16 países entrem na fase de mata-mata.

Classificação

Mantendo os critérios das outras edições, 12 seleções irão se classificar automaticamente para o torneio depois de terminarem entre os três primeiros de seu grupo na Copa do Mundo de 2023. Desta forma, por enquanto, França, Nova Zelândia, Itália, Irlanda, África do Sul, Escócia, País de Gales, Fiji, Austrália, Inglaterra, Argentina e Japão já estão com a vaga garantida.

A edição de 2023 contou com 20 participantes, sendo 18 dos 20 países melhores ranqueados presentes. Somente Estados Unidos (18º) e Espanha (19ª) ficaram de fora. O 21º e o 22º colocados, Namíbia e Chile, se classificaram. Desta forma, o 23º, Canadá, o 24º, Hong Kong China, a 25ª, Rússia, (hoje suspensa por conta da guerra na Ucrânia), o Brasil, em 26º, e a 27ª, Holanda, são os principais aspirantes às novas vagas.

História

Criada em 1987 com somente 16 participantes, sofreu a primeira expansão em 1999, quando cresceu para 20 seleções. As maiores campeãs são a África do Sul, com quatro títulos, seguida por Nova Zelândia, com três, Austrália, com dois, e Inglaterra, com uma. Os sorteios dos grupos para a copa acontecem em 2026.

O que é o Rugby?

O Rugby é um esporte com duas modalidades principais, o de 15 jogadores e o de sete. A Copa do Mundo de Rugby é disputada na primeira delas, com as partidas acontecendo em dois tempos de 40 minutos cada. A principal forma de pontuação é o try, que vale cinco pontos, e consiste em apoiar a bola no chão na zona de in-goal, ou seja, no fundo do campo.

Depois do try, o time que pontuou tem direito a um chute de conversão, ou seja, um chute entre as traves, que têm formato de H, valendo dois pontos. Um chute a partir de um penal vale três pontos, assim como o drop goal, que é um chute em direção aos postes dado com andamento. No Rugby, somente o atleta com a bola nas mãos pode ser derrubado e o jogo é marcado pelo respeito entre os atletas e a arbitragem.

Final da Copa do Mundo de Rugby de 2023 - Créditos: Getty Images
Final da Copa do Mundo de Rugby de 2023 - Créditos: Getty Images