Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / EXCLUSIVA

Lucas Moraes fala sobre pioneirismo brasileiro no off-road

Dono do primeiro pódio brasileiro conquistado no Dakar, Lucas Moraes revelou os seus próximos objetivos no rali com exclusividade para o SportBuzz

Ligia de Toledo Saicali
por Ligia de Toledo Saicali

Publicado em 22/06/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lucas Moraes, piloto brasileiro de rali - Divulgação
Lucas Moraes, piloto brasileiro de rali - Divulgação

Lucas Moraes é o grande nome do off-road brasileiro na atualidade. O piloto foi o primeiro do país verde e amarelo a faturar um pódio no Rally Dakar. Em sua estreia, o paulistano obteve o melhor desempenho de todos os tempos para um calouro na prova, chegando à terceira colocação. Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, o atleta detalhou o caminho trilhado até então em sua carreira.

“Meu grande amor pela competição, pela terra, foi através da moto. Dos meus quatro aos 15 anos eu fiz isso como um grande hobby, até que as coisas começaram a ficar um pouco mais sérias, quando eu decidi focar para virar um atleta profissional e tentar uma carreira no motocross, não era nem rali”, contou Lucas.

CANAL - SPORTBUZZ:

“Tive uma carreira de quase oito anos correndo de moto e aí eu tive um problema no quadril direito e vi que quando não ia conseguir mais sustentar o nível exigido no esporte de alto rendimento encontrei uma saída, que era, eventualmente, correr de carro”. O piloto ressaltou que o apoio familiar sempre marcou presença em sua história nas estradas.

“Eu sempre fui incentivado a fazer esportes, e acho que eles ensinam muita coisa. O esporte te dá muitos atributos para se usar em várias áreas da sua vida, então acho que foi bem importante ter esse ‘empurrão’ dos meus pais”, cravou. Campeão do Rally dos Sertões com apenas 29 anos, Moraes explicou que o feito abriu portas para sonhar com objetivos maiores.

“O Sertões era uma meta superimportante para mim, e eu nem considerava ir para um Dakar, por exemplo. E aí quando aconteceu, na minha segunda participação, abriu-se um caminho grande para poder cruzar o Atlântico e tentar algo na Europa. Então, eu diria que o Sertões foi o primeiro passo e me ajudou muito a ter confiança para tentar voos maiores fora do Brasil”.

Apesar da evolução galopante, Lucas não esperava chegar à “Fórmula 1 do off-road”. “Se eu dissesse que eu imaginava, estaria mentindo (risos). O Dakar é tão distante para a gente, acontece 90% em deserto, temperaturas muito diferentes, às vezes muito quentes, às vezes muito frias. [...] Quando eu olhava outros grandes pilotos brasileiros, via a dificuldade”, afirmou.

Sobre as perspectivas para o futuro, Moraes foi categórico: “Depois que se experimenta um pódio no Dakar, fica muito claro, para mim, que é quase uma obsessão tentar a vitória para o Brasil. [...] E eu acredito que dá, com mais experiência, treino, velocidade. Uma hora a gente vai conseguir”. Confira a entrevista completa no YouTube.