Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PAIXÃO!

As torcidas de futebol mais marcantes de toda a história

Como é o esporte mais famoso de todo o mundo, o futebol traz consigo torcedores que criaram uma cultura de muito apoio e amor ao seus clubes

Henrique Cesar Mello
por Henrique Cesar Mello

Publicado em 31/03/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torcida do Borussia Dortmund - Getty Images
Torcida do Borussia Dortmund - Getty Images

Que o futebol é o esporte mais acompanhado e praticado de todo o mundo, qualquer um sabe. Quase todos os dias as pessoas que gostam de consumir notícias e informações futebolísticas se deparam com imagens de mosaicos, cânticos, bandeirões e muito mais, utilizados em festas de torcidas de todos os times do planeta.

Mas claro, sempre tem aquela torcida que chama mais atenção. Seja no Brasil, na Europa, na África, se tem uma coisa que as pessoas sabem fazer é festejar, apoiar e amar o clube que elas torceram a vida toda. Veja agora algumas das torcidas mais marcantes de toda a história, que conseguem transformar toda a atmosfera de um estádio.

Celtic - Escócia

De fato, muitos europeus são conhecidos pelas festas incríveis que fazem e pela paixão que vivem o futebol, principalmente aqueles que estão presentes desde quando o esporte foi criado. O Celtic tem uma torcida desesperadamente apaixonada pelo time. 

Um dos jogos mais marcantes em que os torcedores foram o centro das atenções aconteceu entre Celtic e Barcelona, que deixou até mesmo Lionel Messi impressionado. “Eu tive a sorte de jogar nos melhores estádios de toda a Europa com o Barça, mas nada se compara ao Celtic. A atmosfera que os fãs criam torna tudo mais especial em uma noite de futebol”, afirmou o argentino, após a partida no Celtic Park.

Galatasaray - Turquia

Qualquer apaixonado por futebol já ouviu algum jogador que atuou na Turquia ou teve aquele amigo que foi visitar o país falando sobre a torcida local. A paixão dos turcos por seus clubes com certeza é algo incomparável, conhecidos por criarem os ambientes mais hostis e as atmosferas mais intimidadoras para os visitantes.

“Eu nunca tinha experienciado algo desse jeito. Duas horas antes da bola rolar, nós saímos para dar uma olhada no gramado e o estádio estava lotado”, disse o ex-jogador Ryan Giggs, sobre uma partida no Turk Telekom Arena. Lá, a torcida do Galatasaray não tem limites, usando sinalizadores e outros times de objetos, que de vez em quando, param até mesmo no gramado.

Liverpool - Inglaterra

Ao falar de torcida apaixonada, é impossível não citar o Liverpool. O time com a música mais conhecida de todo o mundo, é um dos melhores exemplos de como um estádio repleto de pessoas te apoiando pode ser um combustível dentro de campo. Na grande final da Champions League de 2005, o Milan havia aberto uma vantagem de 3 a 0.

Mas foi aí que os torcedores ingleses se viram na obrigação de cantar ainda mais alto. Desta forma, a atmosfera criada com certeza foi uma das grandes responsáveis por fazer os Reds empatarem o jogo, levando tudo para as penalidades, que acabaram sendo vencidas pelo Liverpool.

Borussia Dortmund - Alemanha

Quando se fala de mosaico e intimidação, a torcida do Borussia Dortmund sempre será a maior referência. Para uma cidade com cerca de 500 mil habitantes, a final da Champions League de 2013 teve 44 mil ingressos disponíveis. A UEFA recebeu mais de 450 mil pedidos pelos ingressos, ou seja, quase 90% da cidade. Isso por si só já mostra como o amor por lá está impresso na alma.

Além disso, os torcedores do Dortmund são conhecidos por serem os que mais viajam para apoiar o time. Mas em casa… é aí que o bicho pega. O Signal Iduna Park tem uma média de 80 mil pessoas em todos os jogos, sendo constantemente um dos times mais amedrontadores de se enfrentar com o mando de campo à favor.