Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DOSE DUPLA!

Título da Libertadores levará Fluminense ou Boca Juniors a dois Mundiais

Com a grande final definida, o título da Libertadores dará classificação para o campeão, Fluminense ou Boca Juniors, para duas edições do Mundial de Clubes

Gustavo Aurélio
por Gustavo Aurélio

Publicado em 06/10/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Título da Libertadores levará Fluminense ou Boca Juniors a dois Mundiais - Getty Images
Título da Libertadores levará Fluminense ou Boca Juniors a dois Mundiais - Getty Images

Com a classificação diante do Palmeiras, nos pênaltis, o Boca Juniors é o segundo finalista da Libertadores deste ano, logo após o Fluminense superar o Internacional na outra semifinal. Como é de praxe, o campeão da competição irá disputar o Mundial de Clubes. Porém, em 2023, o vencedor terá direito a participar de dois torneios organizados pela Fifa consecutivos.

O primeiro desafio do campeão será o tradicional Mundial de Clubes, no formato já conhecido pelos torcedores brasileiros, que conta com sete clubes na briga. Os jogos acontecerão entre os dias 12 e 22 de dezembro, todos disputados na Arábia Saudita, garantindo ao vencedor da Libertadores uma vaga direta na semifinal.

No entanto, Fluminense ou Boca Juniors também estarão classificados para o torneio inaugural de 2025, que busca um novo formato para o Mundial, com 32 clubes. A competição será organizada pelos Estados Unidos, com a prerrogativa de ser um evento-teste para a Copa do Mundo de 2026.

Neste novo formato do Mundial, a América do Sul terá direito a seis vagas e, de acordo com a Conmebol, quatro delas serão ocupadas pelos campeões da Libertadores de 2021, 2022, 2023 e 2024. Sendo assim, pelas conquistas nos últimos dois anos, Palmeiras e Flamengo já estão classificados, podendo contar com a presença do Fluminense como terceiro brasileiro.

John Kennedy e Alexsander comemorando a classificação do Fluminense (Crédito: Getty Images)
John Kennedy e Alexsander comemorando a classificação do Fluminense (Crédito: Getty Images)

Sendo assim, as outras duas vagas destinadas ao continente sul-americano serão definidas por meio de um ranking, que irá avaliar o desempenho dos clubes em competições continentais, utilizando um recorte de 2021 a 2024. Até o momento, os critérios não foram divulgados, mas a tendência é que a Copa Sul-Americana seja valorizada nessa avaliação, segundo o ‘GE’.