Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MÊS DO ORGULHO

Museu Legends inaugura 1ª exposição sobre diversidade no futebol

Exposição feita em parceria com LALIGA, Liga F e Bundesliga estará temporariamente em exibição no museu localizado em Madrid; confira detalhes

Redação Publicado em 24/06/2024, às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exposição do Museu LEGENDS - Divulgação
Exposição do Museu LEGENDS - Divulgação

O Museu LEGENDS, The Home of Football, em parceria com a LALIGA - via LALIGA VS - juntamente com a Liga F e a Bundesliga, lançou a 1ª exposição "Futebol, juntos pela diversidade". O evento também conta com a participação da PUMA, patrocinadora da liga espanhola e da Liga F.

Esta instalação temporária visa mostrar aos fãs de futebol e visitantes do museu que a indústria do futebol está cada vez mais comprometida em combater a homofobia, promovendo espaços seguros, diversos e livres de ódio. Mais de 20 projetos e itens criados nos últimos anos por diversas ligas e clubes foram reunidos para reforçar que o esporte é diverso, inclusivo e não há lugar para intolerância.

Itens significativos e altamente simbólicos

Nessa exposição inédita, diversos objetos com poderosas mensagens de apoio à inclusão estarão em exibição. Esses itens, cedidos por clubes e ligas, foram usados para promover igualdade e diversidade nas últimas temporadas.

Entre eles estão as bandeiras do FC Barcelona nas cores LGBTQIAPN+ hasteadas no Camp Nou todo mês de junho e as camisetas comemorativas nas cores da comunidade que o Athletic Club criou com os nomes de jogadores lendários de suas equipes masculina e feminina.

Além disso, os clubes também doaram as braçadeiras especiais, utilizadas pelos capitães como um lembrete da importância de apoiar a comunidade LGBTQIAPN+, promovendo a diversidade dentro e fora do campo. O CD Tenerife, por sua vez, contribuiu com uma bandeirinha de escanteio com as cores representativas da comunidade, utilizadas no jogo contra o CD Eldense em comemoração ao Dia Internacional contra o ódio de gênero no esporte.

Em nome da Liga F, o RCD Espanyol de Barcelona se uniu à iniciativa compartilhando a braçadeira que sua capitã Carol Marín usou em um jogo nesta temporada para dar visibilidade à luta contra o ódio de gênero no mundo do esporte. Costa Adeje Tenerife também doou o terceiro uniforme desta temporada e a braçadeira do capitão para a coleção, que apresenta as cores da bandeira LGBTQIAPN+.

A própria Liga F também contribuiu para a exposição com sua campanha ‘Amor pelas Cores’, lançada em 19 de fevereiro para conscientizar sobre a importância do combate à homofobia. O LEGENDS agora exibe alguns dos milhares de cadarços distribuídos para jogadores, árbitros, torcedores e jogadores jovens nessa ocasião.

Enquanto isso, a PUMA, patrocinadora da LALIGA e da Liga F, contribuiu para a exposição com o terceiro uniforme lançado em parceria com o AC Milan nesta temporada, celebrando a cultura apaixonada e inclusiva que tanto a marca esportiva quanto o clube valorizam.

Uma iniciativa global que transcende fronteiras

A Deutsche Fußball Liga (DFL), liga alemã de futebol, manifestou o desejo em participar da exposição inaugural, reafirmando que o futebol está unido mundialmente nessa luta. Recentemente, a Bundesliga e Bundesliga 2, juntamente com a Fundação DFL, lançaram a campanha JUNTOS! ACABE COM O ÓDIO. SEJA UM TIME.

Este projeto visa destacar a importância de eliminar a discriminação em todas as dimensões da diversidade. Como parte da iniciativa, a bola, a camiseta comemorativa e a braçadeira usadas pelos jogadores há alguns meses estarão em exibição no LEGENDS nas próximas semanas.