Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / 104 VITÓRIAS!

Lewis Hamilton volta a vencer na Inglaterra em uma das provas mais emocionantes do ano

Em ano de despedida da Mercedes, Hamilton chega à 104 vitórias na carreira e encerra jejum de mais de 900 dias

Luca Coelho
por Luca Coelho

Publicado em 07/07/2024, às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lewis Hamilton celebra vitória no GP da Inglaterra - Getty Images
Lewis Hamilton celebra vitória no GP da Inglaterra - Getty Images

Lewis Hamilton simplesmente não cansa de fazer história. Sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, o britânico venceu neste domingo, 7, pela nona vez o GP da Inglaterra. Venceu em casa em sua última prova em Silverstone pela Mercedes, já que no ano que vem ele vai correr pelo vermelho da Ferrari. E ainda se tornou o primeiro piloto em toda a trajetória da categoria a vencer um Grande Prêmio depois de superar a barreira de 300 corridas (ele completou 344 GPs).

Logo na largada o atual tricampeão Max Verstappen, da Red Bull, ganhou a posição de Lando Norris, da McLaren, assumiu a terceira posição e desfez a panelinha inglesa que largou na frente. Enquanto isso as Mercedes de George Russel e Hamilton tentavam disparar. Na volta 16 Norris e Piastri conseguiram passar Verstappen, que caiu para quinto. Como era previsto a chuva apareceu. Com a pista molhada Hamilton assumiu pela primeira vez a liderança. Norris pulou para segundo e depois tomou a ponta. A chuva ia a vinha. Quando deu uma trégua, Piastri conseguiu passar as Mercedes e assumiu a segunda posição. O tipo de pneu passou a ditar a estratégia da corrida.

Pilotos no GP da Inglaterra de Fórmula 1
Pilotos no GP da Inglaterra de Fórmula 1 - Getty Images

Verstappen colocou pneus intermediários antes que todos, e reassumiu a terceira posição. Com problemas no sistema de água do carro, George Russel teve que abandonar a prova. A chuva ia e vinha. Na volta 41 Norris colocou pneus macios e perdeu a primeira posição para Hamilton. Seria definitivo. A quatro voltas do fim Verstappen conseguiu tomar a posição de Norris e foi pra cima, mas Hamilton segurou o adversário e foi para a bandeirada final depois de mais de 900 dias sem vitórias. A última vez que Hamilton estivera no lugar mais alto do podia tinha sido no GP da Arábia Saudita, em 2021. Max Verstappen, em segundo, e Lando Norris, em terceiro, completaram o pódio. Carlos Sainz foi o quinto, e colou no companheiro de equipe Charles Leclerc no mundial de pilotos. O espanhol tem 146 pontos, em quinto na disputa, apenas 4 pontos atrás de Leclerc, que na Inglaterra decepcionou e terminou em décimo quarto. Os pilotos voltam ao grid para o GP da Hungria, no dia 21 de julho.