Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / MUNDIAL 2023

Copa do Mundo de Basquete 2023: confira as estrelas da NBA no Mundial

Com sede no Japão, Filipinas e Indonésia, a Copa do Mundo de Basquete 2023 começa nesta sexta-feira, 25, e contará com jogadores da NBA na disputa

Gabriela Santos
por Gabriela Santos

Publicado em 24/08/2023, às 11h07 - Atualizado às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Copa do Mundo de Basquete 2023: confira as estrelas da NBA no Mundial - GettyImages
Copa do Mundo de Basquete 2023: confira as estrelas da NBA no Mundial - GettyImages

A Copa do Mundo de Basquete 2023 começa nesta sexta-feira, 25, e contará com grandes nomes da NBA, apesar da ausência de astros como LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e Nikola Jokic. Com sede no Japão, Filipinas e Indonésia, o Mundial será disputado até o dia 10 de setembro e contará com 32 seleções brigando pelo título.

Os Estados Unidos não estarão com força máxima para o Mundial e aposta em um elenco bem mais jovem. Muitos atletas optaram por não disputar o torneio pela seleção norte-americana para usar o período antes da temporada da NBA para recuperação física.

Jovens como Austin Reaves e Anthony Edwards, e jogadores experientes como Josh Hart e Bobby Portis, serão as estrelas dos EUA, que têm média de 24 anos na seleção para o Mundial.

Atual campeão e MVP das Finais da NBA, o sérvio Nikola Jokic também não estará no torneio. O pivô do Denver Nuggets também optou pela recuperação neste período, após o título da liga. O astro vestiu a camisa da seleção sérvia pela última vez nas eliminatórias para o torneio mundial, há um ano – foi a primeira aparição em três anos.

O grego Giannis Antetokounmpo não vai competir a Copa do Mundo por conta de uma cirurgia no joelho esquerdo. Em recuperação, ele não teve liberação médica para a competição de seleções. 

“Não foi uma escolha, mas minha única opção. Eu estou extremamente desapontado com isso, mas foi uma decisão feita pelos meus médicos. Eu vou continuar a me esforçar e estar pronto para a próxima vez que meu nome for convocado. Meu objetivo pessoal, e do time também, é classificar para as Olimpíadas de 2024 e ter a honra de representar a seleção do meu país no próximo ano”, disse Giannis nas redes sociais.

As estrelas do Mundial de Basquete

10. Rudy Gobert: pivô – Minnesota Timberwolves/ França

9. Patty Mills: armador - Atlanta Hawks/ Austrália

8. Bogdan Bogdanovic: ala/ ala-armador – Atlanta Hawks/ Sérvia

7. Dennis Schröder: armador – Toronto Raptors/ Alemanha

6. Karl-Anthony Towns: ala-pivô/ pivô - Minnesota Timberwolves/ República Dominicana

5. Jalen Brunson: armador/ ala-armador – New York Knicks/ Estados Unidos

4. Lauri Markkanen: ala-pivô/ ala – Utah Jazz/ Finlândia

3. Anthony Edwards: ala/ ala-armador - Minnesota Timberwolves/ Estados Unidos

2. Shai Gilgeous-Alexander: armador – Oklahoma City Thunder/ Canadá


1. Luka Doncic: armador/ ala-armador – Dallas Mavericks/ Eslovênia

Onde assistir

O Mundial de Basquete do Japão, Filipinas e Indonésia será transmitido ao vivo pela ESPN (TV fechada) e Star+ (plataforma de streaming). O brasil está no Grupo G, chave que conta com Irã, Espanha e Costa do Marfim.

Jogos do Brasil

26/08, às 6h45 - Brasil x Irã
28/08, às 10h30 - Brasil x Espanha
30/08, às 6h45 - Brasil x Costa do Marfim

Vaga para as Olimpíadas

A Copa do Mundo será responsável por classificar sete seleções para Paris 2024. Ao todo, serão duas vagas para os melhores times das Américas, duas para os melhores da Europa, e as outras três ficarão com os mais bem colocados de África, Ásia e Oceania.