Começa hoje, quinta-feira, 01, as Finais da NBA entre Miami Heat e Denver Nuggets, na Ball Arena, em Denver. O Jogo 1 da decisão dá o pontapé inicial entre duas equipes que chegam em momentos diferentes, sendo o time da Flórida considerado o grande “azarão” do torneio, visto que se classificou na última vaga disponível da Conferência Leste, estando prestes a enfrentar o elenco que foi o líder do Oeste, com 53 vitórias, e que varreu um dos favoritos na competição, o Los Angeles Lakers.
O Miami Heat apostou, até o momento, em seu jogador mais habilidoso: Jimmy Butler. Com 33 anos, o norte-americano – que ama o Brasil e suas peculiaridades – chegou à franquia em 2019 e já causou um bom impacto desde então. Na última temporada, o elenco enfrentou o mesmo cenário nas finais do Leste, o Boston Celtics, porém, saiu derrotado. E na ocasião, Butler garantiu: “Nós tivemos o suficiente. No ano que vem teremos o suficiente. Nós estaremos outra vez nessa situação e vamos finalizar o trabalho”, disse o atleta ao ser eliminado em 2022. Dito e feito.
Do lado do Denver Nuggets, o time que venceu nove jogos a mais que seu adversário, na temporada regular, tem um entrosamento de jogadores que trabalharam firme para chegar a este momento. Principalmente com o seu duas vezes MVP (jogador mais valioso), Nikola Jokic. O sérvio que, inclusive, quase ganhou seu terceiro prêmio neste ano. E que, atrelado ao armador Jamal Murray, se tornou uma dupla fria e eficiente para encarar qualquer adversário. E isso pode complicar para o Heat.
Mas quem, dentre esses elencos, vence em cada posição? Vamos passar um Raio-X do SportBuzz por todo o confronto entre Miami Heat x Denver Nuggets, entre os titulares, para buscar uma melhor previsão do que deve acontecer a partir do jogo 1 das finais da NBA.
Pivô
Nikola Jokic x Bam Adebayo: Jokic
A parte mais incontestável do Raio-X. Nikola Jokic venceu dois MVPs por anos consecutivos (temporadas 2021 e 2022) e é o melhor e mais decisivo jogador ofensivo da NBA. Com um físico nada invejável, o jogador tem média de 29,9 pontos por partida, 13,3 rebotes e 10,3 assistências. Além disso, nessa temporada de 2023, melhorou o chute de 3 e, dentro do garrafão, é praticamente letal. Principalmente contra jogadores menores, que é o caso do Miami Heat.
Já Bam Adebayo é um dos melhores pivôs da NBA, sendo também um excelente defensor. Tem boa mobilidade no perímetro, o que o torna ainda mais valioso. Porém, no lado ofensivo, é menos consistente que Jokic. E vai precisar dar tudo de si para igualar ou se aproximar dos números de seu adversário para garantir vitórias para o Miami Heat, principalmente fora de casa.
Ala-Pivô
Aaron Gordon x Kevin Love: Gordon
Aaron Gordon foi um dos cogitados para entrar no All-Star team da NBA, mas não conseguiu vaga no final. É um ótimo finalizador das jogadas que Nikola Jokic lhe dá de presente. Porém, no setor defensivo, o jogador se destaca ainda mais. Ajudando, principalmente, o Denver Nuggets a “camuflar” diversas falhas defensivas que a equipe tem.
Love, do Heat, saiu do Cleveland Cavaliers e, segundo o atleta, foi a melhor coisa que fez. Isso porque as lesões o atrapalharam muito em sua trajetória e Dean Wade também vinha tomando sua posição. Chegando nas finais da NBA em todas as vezes que foi aos playoffs – apenas uma vez sem LeBron James – (6, contando com essa), é um jogador com números inconsistentes nos playoffs (13,6 pontos, 8,9 rebotes e 1,8 assistências), por mais que tenha muita qualidade. Ainda, a possibilidade do atleta se lesionar é uma constante preocupação.
Ala
Michael Porter Jr. x Jimmy Butler: Butler
Porter é um jogador extremamente eficaz e sua altura faz com que ele tenha um aproveitamento ainda maior. Sempre foi colocado como um defensor ruim, mas melhorou muito neste quesito durante a temporada de 2023. É um jogador consistente que se encaixou bem no estilo de jogo do Denver Nuggets.
Já Jimmy Butler é, sem dúvida, um dos melhores jogadores da NBA atual. E, sem dúvidas, junto a Jokic, um dos melhores jogadores dos playoffs. Não é à toa que foi eleito MVP da Conferência Leste, contra o Boston Celtics. Anotando, na última vitória do Heat, 28 pontos. É basicamente a engrenagem que faz todo o jogo ofensivo de Miami girar e tem um papel fundamental na defesa da franquia.
Ala-Armador
Kentavious Caldwell-Pope (KCP) x Max Strus: KCP
Caldwell-Pope tem se mostrado um dos jogadores mais eficientes dos Playoffs e, por ser um excelente defensor da NBA, terá o papel fundamental de anular Jimmy Butler, fato que já aconteceu anteriormente. O jogador é experiente e passa tranquilidade para o time dos Nuggets. Além disso, vem em busca de seu segundo anel, visto que ganhou a temporada de 2020 com o Los Angeles Lakers, na bolha.
O não-draftado Max Strus tem mostrado um trabalho árduo e consistente. O jogador estava no Boston Celtics, em 2019, passando por Chicago Bulls e tendo seu primeiro jogo oficial, justamente o Miami Heat, time que joga atualmente. Um ano depois, chegou à franquia atual e tem se tornado um pilar defensivo do time, além de um atirador de elite quando o assunto são bolas de 3.
Armador
Jamal Murray x Gabe Vincent: Murray
Jamal Murray tem sido avassalador nos Playoffs da NBA, com uma média impressionante de 27,7 pontos por partida. Além disso, foi o principal jogador na 4ª decisão contra o Los Angeles Lakers, que acabou varrendo a equipe de LeBron James. O jogador tem sido o “braço-direito” de Nikola Jokic, no Denver Nuggets, e já apresenta um aproveitamento acima de 39% de bolas de 3 na pós-temporada de 2023.
Do outro lado, Gabe Vincent teve um caminho árduo para chegar ao Miami Heat e é uma grata surpresa. Passou pelo Stockton Kings, da G-League, mas foi dispensado. Foi contratado pelo Heat com um contrato discreto, mas o jogador se destacou tanto que conseguiu cavar sua posição no elenco principal da franquia. Com apenas 26 anos, vem se desenvolvendo mais a cada partida.
Placar final: Denver Nuggets 4 x 1 Miami Heat.