A temporada do hóquei norte-americano está chegando ao fim. Após quase 100 jogos de cada equipe que está nas semifinais da conferência, a liga está a menos de 20 jogos do fim.
Na conferência oeste, a temporada regular foi uma boa prévia dos playoffs. Apesar do Winnipeg Jets, segundo melhor time do oeste ter caído na primeira fase, a lógica vai se confirmando nas vésperas das finais.
O melhor time do oeste, o Dallas Stars (52-21-9), eliminou o antigo carrasco e atual campeão Las Vegas Golden Knights em uma série apertada por 4 a 3. Na segunda fase, vem muito bem contra os azarões Colorado Avalanche, vencendo por 3-1, com goleadas em todas as suas vitórias.
Ao que tudo indica, o Dallas Stars estará em mais uma final de conferência, sonhando em chegar na sua quarta final de Stanley Cup, buscando o primeiro título desde 1999. Edmonton Oilers e Vancouver Canucks estão tendo uma série muito física, com um empate em 2 a 2 e promessa dos 7 jogos na série.
Na conferência leste, apesar dos confrontos diretos não terem sido parâmetro, a constância se mostrou primordial. Os quatro melhores times da conferência estão se digladiando nas semifinais do Leste. Os atuais vice-campeões Florida Panthers, Boston Bruins, Carolina Hurricanes e a melhor campanha da liga, o New York Islanders.
Na primeira rodada, exceto o Boston, todas as franquias sobraram e venceram por 4 a 0, ou por 4 a 1. O Boston Bruins suou a camisa para derrotar o Toronto Maple Leafs por 4 a 3, com direito a emoção até o final da série.
A fragilidade da franquia de Massachusetts se pagou nas semis do Leste, quando se vê quase derrotado pelo Florida Panthers. Mordido com o vice na temporada passada, a equipe abriu 3-2 e se vê como ótimo time para ir às finais do leste. O Islanders coloca sua vantagem de melhor campanha na quadra, mas oscila na série. Apesar de abrir 3-1, não conseguiu fechar a série, e volta para Carolina para um pivotal jogo seis.
Dentre os jogadores, destacam-se Nikita Kucherov (Ponta direita, Dallas Stars) e Connor McDavid (Centroavante, Edmonton Oilers) como os principais candidatos ao MVP (jogador mais valioso) da Stanley Cup.