Ruan Alvarenga viveu no último sábado (20), em São Paulo, uma noite histórica no BJJ Stars 17 ao conquistar o GP No Gi dos pesos-penas e levar para casa a premiação de R$ 100 mil. O campeão, que precisou derrotar três adversários para ficar com o título, revelou a emoção de vencer um torneio com tantos nomes de peso e falou sobre sua estratégia e visão do esporte.
“Cara, não sei nem como começar… foi uma sensação inexplicável ganhar esse GP em meio a tantos caras bons e de nome forte e, de quebra, levar 100 mil para casa”, contou Alvarenga, descrevendo o momento da vitória como único e inesquecível.
Ao longo do torneio, Ruan enfrentou combates equilibrados, incluindo uma final decidida pelos árbitros. Perguntado sobre seu diferencial, ele explicou: “O meu diferencial foi entender a regra e saber lutar nela. A primeira luta foi controlada; eu vi que dava para ligar o turbo ali, mas não queria me desgastar, porque sabia que vinha uma guerra pela frente. A segunda eu ganhei bem, apesar de não ter feito pontos. Na final eu soube usar a regra, e sabia que estava ganhando o tempo todo.”

Sobre a final contra Meyram Maquiné, um dos confrontos mais estudados do torneio, Ruan revelou que sua abordagem foi simples e direta: “Eu não tinha uma estratégia montada, não sou muito disso. Eu apenas fiz meu jogo, busquei a luta e fiquei muito atento, pois o Meyram pode tirar sempre alguma coisa da cartola (risos).”
Para fechar, o campeão falou sobre seus próximos passos: “Vou tirar uns dias para treinar bem leve e voltar a minha rotina de aulas. Quanto ao meio competitivo, estou sempre disposto e pronto para lutar. Sou apaixonado por esse esporte, treino forte todos os dias. Vou continuar treinando e trabalhando para poder estar pronto para qualquer luta no BJJ Stars, seja pela defesa do meu título ou qualquer outra luta casada em outra divisão.”