O Brasil fez história neste domingo, 7, ao vencer Portugal por 3 a 0 e conquistar a primeira edição da Copa do Mundo Feminina de Futsal, nas Filipinas. Com atuação segura, gols de Emily, Amandinha e Débora, e grande exibição da goleira Bianca, a Seleção confirmou a campanha dominante que teve ao longo do torneio.
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes se estudando e as goleiras trabalhando bastante. Portugal quase abriu o placar em jogada ensaiada, mas Bianca apareceu com defesa segura. Do outro lado, Ana Catarina evitou dois gols brasileiros em sequência, mas não conseguiu impedir o primeiro gol do jogo: Emily, artilheira brasileira, acertou o ângulo para abrir o placar.
No segundo tempo, a Seleção manteve o controle e ampliou com Amandinha, que aproveitou rebote após jogada de Simone. A estrela brasileira ainda sofreu faltas, criou lances de perigo e desequilibrou o duelo. Portugal tentou reagir, chegou a ter pênalti marcado a favor, mas a arbitragem anulou após revisão no VAR.
Ver essa foto no Instagram
A poucos minutos do fim, Débora aproveitou o goleiro-linha adversário e, do campo de defesa, finalizou para o gol vazio, fazendo o gol que garantiu o título inédito para o Brasil.
A trajetória brasileira ao título foi invicta. Na fase de grupos, goleou Irã (4 a 1), Itália (6 a 1) e Panamá (9 a 0). Nas quartas, atropelou o Japão por 6 a 1. Na semifinal, um contundente 4 a 1 sobre a Espanha, que ficaria com o terceiro lugar ao vencer a Argentina por 5 a 1.
Jogadoras do Brasil: Júlia, Débora Vanin, Bianca, Taty, Tampa, Simone, Diana, Luana Rodrigues, Emilly, Lucileia, Camila, Amandinha, Natalinha, Ana Luiza
Jogadoras de Portugal: Ana Catarina, Ines Matos, Helena Nunes, Kaka, Debora Lavrador, Kika, Ana Azevedo, Janice Silva, Fifo, Maria Pereira, Carolina Pedreira, Maria Rocha, Marta Teixeira, Lidia Moreira





