O Benfica venceu o Real Madrid por 4 a 2 nesta quarta-feira, 28, no Estádio da Luz, em confronto válido pela oitava e última rodada da fase de liga da Champions League. O grande momento da partida aconteceu no último lance, quando o goleiro Trubin marcou o gol que garantiu a classificação dos portugueses aos playoffs.
Com o fim da primeira fase da competição, o time espanhol disputará os playoffs, já que terminou na nona colocação da tabela, com 15 pontos. Já a equipe portuguesa conseguiu um milagre no último minuto e se classificou para o mata-mata.
Desde a temporada passada, a Champions adotou um novo formato: os oito primeiros da tabela vão direto às oitavas, enquanto o 9º ao 24º disputam os playoffs por mais oito vagas. Quem terminar entre 25º e 36º se despede da competição.
Ver essa foto no Instagram
Agora, o Benfica “gira a chavinha” e se prepara para o confronto contra o Tondela, fora de casa, no próximo domingo, 1º, às 17h30 (de Brasília), pela Liga Portugal. Já o Real Madrid enfrentará o Rayo Vallecano no mesmo dia, mas às 10h, no Santiago Bernabéu, por La Liga.
O Benfica fez um primeiro tempo muito eficiente, mesmo com menos posse de bola. Apostando em transições rápidas e muita movimentação ofensiva, o time português levou perigo constante, especialmente pelo lado direito, com Dedic, Sudakov, Schjelderup e Pavlidis.
O Real Madrid abriu o placar com Mbappé, após cruzamento de Asencio, em uma das poucas falhas defensivas dos portugueses, mas o Benfica reagiu rápido: Schjelderup empatou após boa jogada pela ponta, e nos acréscimos Pavlidis converteu pênalti sofrido por Otamendi, garantindo a virada antes do intervalo.
O Real Madrid voltou mais agressivo no segundo tempo e conseguiu diminuir o prejuízo com Mbappé, que marcou após passe de Arda Guler e manteve os merengues vivos na disputa. Mesmo com maior posse e controle territorial, o time espanhol encontrou dificuldades para furar a defesa bem postada do Benfica, que seguiu perigoso nos contra-ataques e contou com boas intervenções de Courtois para não sofrer mais gols.
Na reta final, o Real pressionou, mas o jogo teve um desfecho insano. No último lance, o goleiro Trubin foi para a área e marcou o gol que garantiu a classificação do Benfica nos playoffs. Com o resultado, as Águias superaram o Olympique de Marselha no saldo de gols e asseguraram a vaga de forma dramática.





