O Flamengo decidiu mudar o planejamento e entrar com força máxima no clássico diante do Vasco da Gama, pelo Campeonato Carioca. Após reunião realizada nesta terça-feira, 20, no Ninho do Urubu, o clube definiu o retorno do elenco principal e também do técnico Filipe Luís para a partida, marcada para esta quarta-feira, 21, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.
A decisão foi tomada em encontro que contou com a presença do presidente Luiz Eduardo Baptista, do diretor executivo de futebol José Boto e do próprio Filipe Luís. O cenário delicado na tabela do Carioca, com risco real de rebaixamento, pesou para que a diretoria abandonasse a ideia de seguir utilizando apenas jovens do sub-20 no torneio estadual.
Em nota oficial, o Flamengo confirmou a mudança de rota e deixou claro que o comando técnico também estará sob responsabilidade de Filipe Luís. Com isso, cai a indefinição que existia nos últimos dias sobre quem ficaria à beira do campo, se Bruno Pivetti ou o treinador do time principal.
O Mengão em mais um dia de #treino no Ninho do Urubu! pic.twitter.com/24TaYsFVje
— FL4MEN9O (@Flamengo) January 20, 2026
Apesar da volta dos profissionais, a tendência é de que o time seja mesclado. Filipe Luís terá autonomia para decidir quais atletas serão relacionados e não está descartada a presença de alguns jovens que vinham atuando nas rodadas anteriores do Carioca, especialmente aqueles que agradaram à comissão técnica.
A reapresentação do elenco principal já vinha acontecendo em ritmo intenso. Na segunda-feira, 19, os jogadores treinaram em dois períodos, e a programação prevê mais atividades fortes visando não apenas o clássico, mas também a sequência da temporada. Internamente, o clube entende que o momento exige resposta imediata dentro de campo.
Além da necessidade de reação no Estadual, a comissão técnica também começa a alinhar o time para compromissos mais adiante. O Flamengo estreia no Brasileirão no dia 28, contra o São Paulo, no Morumbis, e tem como prioridade a disputa da Supercopa do Brasil, no dia 1º de fevereiro, diante do Corinthians, em Brasília.





