O Cruzeiro acertou, nesta quinta-feira, 8, a contratação do volante Gerson, junto ao Zenit. A Raposa conseguiu um acordo com o clube russo para fechar a compra do volante e, agora, espera a assinatura do jogador para anunciar sua chegada.
Ao todo, o negócio vai custar 30 milhões de euros (R$ 188,3 milhões) aos cofres do Cruzeiro. Serão 27 milhões de euros fixos e mais três milhões em bônus. Com isso, Gerson vai se tornar o jogador mais caro da história do futebol brasileiro.
A confirmação do acordo foi divulgada inicialmente pelo portal Toca da Raposa. Nos últimos dias, o pai de Gerson, que representa o jogador, estava no Centro de Treinamento do Cruzeiro para destravar as negociações entre as duas partes.
Tá chegando a hora da estreia, Nação Azul! 🔵⚪
Garanta o seu ingresso e bora pro Mineirão neste sábado! 🏟️
🦊 https://t.co/lpP40j8teY
🎟️ https://t.co/KpWfOtus1D#CRUxPOU #GrandeCampeão pic.twitter.com/n7TLR09tJK— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) January 8, 2026
A carreira de Gerson
Revelado pelas categorias de base do Fluminense, Gerson se destacou pela equipe carioca e foi contratado pela Roma em julho de 2016. Além disso, o volante ainda passou pela Fiorentina antes de acertar com o Flamengo, em julho de 2019.
O jogador fez história com a camisa do Rubro-negro. Ele ainda defendeu o Olympique de Marselha entre julho de 2021 e janeiro de 2023, antes de retornar ao Flamengo. Ao todo, somando as duas passagens, foram 253 jogos, 19 gols, 34 assistências e 14 títulos conquistados.
No último mês de julho, Gerson acertou sua ida ao Zenit, da Rússia. Desde então, ele disputou 15 partidas e marcou dois gols. Agora, o volante de 28 anos retorna ao futebol brasileiro em busca de mais visibilidade e da chance de defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.
Desde a ida para o clube russo, Gerson não foi convocado para vestir a Amarelinha.
Por fim, a equipe do técnico Tite volta a campo neste sábado, 10, às 18h30 (de Brasília), quando recebe o Pouso Alegre, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.





