O Manchester United anunciou, na manhã desta segunda-feira, 5, a demissão do treinador português Rúben Amorim. A decisão foi tomada um dia depois do empate em 1 a 1 contra o Leeds United, pela 20ª rodada da Premier League, no Elland Road.
“Com o Manchester United ocupando a sexta posição na Premier League, a diretoria do clube tomou, de forma relutante, a decisão de que este é o momento certo para promover uma mudança. A medida dará à equipe a melhor oportunidade de alcançar a melhor colocação possível no Campeonato Inglês. O clube gostaria de agradecer a Rúben por sua contribuição e lhe deseja sucesso no futuro”, escreveu o clube no comunicado.
Club statement: Ruben Amorim.
— Manchester United (@ManUtd) January 5, 2026
Com Rúben Amorim, o Manchester United somou oito vitórias, sete empates e seis derrotas nesta temporada. O português deixa o clube na 6ª posição da Premier League, com 31 pontos. Além disso, ele também foi eliminado na segunda rodada da Copa da Liga pelo Grimsby Town, da terceira divisão.
O ex-jogador Darren Fletcher, que estava no comando do sub-18, vai assumir como treinador interino. O Manchester United volta a campo nesta quarta-feira, 7, às 17h15 (de Brasília), quando visita o Burnley, pela 21ª rodada da Premier League, no Turf Moor.
A passagem de Rúben Amorim no Manchester United
O português Rúben Amorim foi anunciado pelo Manchester United em novembro de 2024. O treinador se destacou no Sporting e chegou para suceder o holandês Erik Ten Hag.
No entanto, Amorim não teve vida fácil na Inglaterra. Sob seu comando, o clube terminou a última edição da Premier League apenas na 15ª posição, com 42 pontos conquistados. Por outro lado, o United ficou com o vice-campeonato da Europa League.
Por fim, o treinador somou 63 jogos, 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas, com um aproveitamento de aproximadamente 47,6%. Somente na Premier League, foram 15 vitórias, 13 empates e 19 derrotas. Com isso, Rúben Amorim se despediu do Manchester United com a menor porcentagem de jogos ganhos na história do clube na competição (31,9%).





