O PSG conquistou a Copa Intercontinental ao vencer o Flamengo nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal e também na prorrogação, na tarde desta quarta-feira, 17, no estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. Em uma final equilibrada e marcada pela tensão até o último lance, o time francês mostrou frieza na decisão por penalidades, suportou os momentos de pressão do adversário e confirmou o título.
Desde o apito inicial, o PSG se impôs. Com mais posse de bola, circulação rápida e presença constante no campo ofensivo, a equipe europeia transformou o domínio em volume de jogo e finalizações. O primeiro tempo, no entanto, ficou marcado pelas decisões de Rossi. Em um lance que antecedeu o gol, o goleiro tentou evitar a saída da bola pela linha de fundo, deixou a meta exposta e viu Fabián Ruiz marcar.
O lance, no entanto, acabou sendo anulado após revisão do VAR, que apontou a saída da bola na linha de fundo. Minutos depois, porém, não houve salvação: aos 37′, após cruzamento de Doué, Rossi falhou na tentativa de afastar e acabou “ajeitando” para Kvaratskhelia, que não desperdiçou e colocou o PSG em vantagem. Com a forte pressão, o Flamengo teve dificuldades para reagir e só ameaçou em duas jogadas com Pulgar.
Ver essa foto no Instagram
O segundo tempo de PSG e Flamengo
Depois de uma etapa inicial com domínio francês, o Flamengo voltou para o segundo tempo com mais calma. Apesar de não criar chances claras de gol, a equipe brasileira passou a equilibrar as ações e se aventurar no ataque. Assim, aos 15 minutos, Marquinhos cometeu pênalti em cima de Arrascaeta. Após a revisão no VAR, o árbitro apontou a marca da cal. Na cobrança, Jorginho deixou tudo igual. 1 a 1!
Depois do gol sofrido, o PSG apertou o ritmo e passou a pressionar os cariocas. Aos 36 minutos, Nuno Mendes fez grande jogada pelo lado esquerdo e passou para Dembélé. Porém, Léo Ortiz apareceu bem e travou no momento exato. A resposta do Flamengo veio em rápido contra-ataque, que terminou com a finalização para fora de Pedro. Já aos 40, Plata teve outra boa chance, mas errou o chute.
A emoção ainda tomou conta dos acréscimos. Após nova falha de Rossi, Dembélé fez boa jogada e chutou forte na direção da pequena área. Livre, Marquinhos teve a oportunidade de fazer o gol do título, mas errou tudo e finalizou para o lado. Fim de papo! Vamos à prorrogação!
A prorrogação do Intercontinental
Em uma final cheia de reviravoltas, PSG e Flamengo sentiram a parte física. Apesar disso, os franceses tiveram as melhores chances. Aos 14 minutos do primeiro tempo, João Neves chegou perto do gol, mas Léo Ortiz salvou. Já na etapa final do tempo extra, Luiz Araújo teve oportunidade para virar herói, mas a finalização saiu pela linha de fundo. Barcola e Nuno Mendes também levaram perigo. Fim de papo! Vamos aos pênaltis!
As penalidades de PSG e Flamengo
- 1ª cobrança
- Flamengo: Nico de La Cruz (Gol)
- PSG: Vitinha (Gol)
- 2ª cobrança
- Flamengo: Saúl (Perdeu)
- PSG: Dembélé (Perdeu)
- 3ª cobrança
- Flamengo: Pedro (Perdeu)
- PSG: Nuno Mendes (Gol)
- 4ª cobrança
- Flamengo: Léo Pereira (Perdeu)
- PSG: Barcola (Perdeu)
- 5ª cobrança
- Flamengo: Luiz Araújo (Perdeu)





