O Flamengo ficou com o vice-campeonato da Copa Intercontinental após ser derrotado pelo PSG nos pênaltis, nesta quarta-feira, 17, em Doha, no Catar. Autor do gol rubro-negro no tempo normal, Jorginho reconheceu a frustração pelo desfecho da final, mas fez questão de valorizar o desempenho da equipe ao longo de 2025.
“Foi um ano incrível. Erros acontecem e pênalti eu já errei, mas não tem outra palavra que não orgulho. O que o time se entregou, guerreou mesmo, deu tudo, entregou tudo e deixou tudo para honrar a camisa que veste. E honrou”, falou.
“Uma pena acabar assim, obviamente. Tem o gostinho amargo, porque estava tão perto. Se tivesse ganho ninguém podia falar absolutamente nada. Temos de sair daqui orgulhosos do que fizemos e o quanto nos dedicamos. Agora descansar, foi um ano bem longo. E focar no que temos que fazer depois no próximo ano. Com certeza esse grupo de jogadores e pessoas envolvidas espero que não seja esquecido tão cedo”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Na disputa por pênaltis, o Flamengo converteu apenas a primeira cobrança, com De la Cruz. Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo desperdiçaram as tentativas seguintes, e o PSG confirmou o título ao vencer por 2 a 1 nas penalidades.
Jorginho também comentou sobre o impacto do desgaste físico acumulado ao longo da temporada em um momento decisivo como a disputa por pênaltis, destacando a importância da concentração nessas situações.
“Pode ter sido um reflexo do cansaço. Chega depois de ter corrido tanto. O time entregou muito, muito, muito. Tanto que depois entro e falo ali com os meninos que agora era o momento de tentar recuperar o máximo de energia possível. Dizem que é só um chute, mas é um momento que precisa ter lucidez. Infelizmente não saímos com a vitória que era tão desejada e queríamos tanto. Faz parte do futebol também”, explicou.
O empate por 1 a 1 no tempo normal levou a decisão para as penalidades. Com o fim da temporada, o elenco principal do Flamengo entra em período de férias, enquanto a equipe sub-20 ficará responsável pelas primeiras rodadas do Campeonato Carioca de 2026.
Para chegar à decisão da Copa Intercontinental contra a equipe comandada por Luis Enrique, o Flamengo não teve caminho fácil: primeiro, precisou superar o Cruz Azul, do México, nas quartas de final, e depois bateu o Pyramids, do Egito, na semifinal.





