A CBF oficializou, nesta quinta-feira, 11, que a Copa do Brasil passará a entregar duas vagas para a Copa Libertadores a partir de 2026. O anúncio foi feito durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e altera diretamente a distribuição de vagas brasileiras no continente.
No modelo que vigora hoje, apenas o campeão do torneio entra na fase de grupos da Libertadores. A partir da próxima edição, o vice-campeão também herdará um lugar, algo que ainda não teve definição final quanto ao estágio da competição. A confederação explica que “ainda estuda se a segunda vaga proveniente da Copa do Brasil será direta (fase de grupos) ou indireta (pré-Libertadores)”.
A mudança exige ajustes automáticos no Brasileirão: o campeonato de pontos corridos deixará de entregar seis vagas e passará a ceder cinco. Assim, o grupo de classificados via Série A sofrerá uma redução já em 2026.
Ver essa foto no Instagram
Outro ponto em avaliação pela CBF é o que fazer em cenários nos quais campeão e vice da Copa do Brasil já estejam garantidos na Libertadores graças ao desempenho no Brasileirão. A entidade deve definir essa regra na publicação dos regulamentos da próxima temporada.
O Conselho Técnico também marcou o início antecipado do Brasileirão de 2026. Por causa da Copa do Mundo da Fifa no meio do ano, o campeonato começará já em janeiro, algo incomum na história da competição.
Enquanto isso, nada muda para a atual edição. Somente o campeão da Copa do Brasil de 2025 terá vaga assegurada na Libertadores de 2026, mantendo o formato até o fim desta temporada. Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Vasco ainda disputam o título.
Os times que mais vezes chegaram à final da Copa do Brasil
O Flamengo é o clube que mais vezes chegou à decisão da Copa do Brasil. Em 2024, o Rubro-Negro alcançou sua 10ª final, superando o Grêmio, que soma nove participações. O Cruzeiro tem oito, o Corinthians seis e o Palmeiras cinco.





