O Palmeiras perdeu para o Flamengo, neste sábado, 29, por 1 a 0 e ficou com o vice-campeonato da Copa Libertadores, no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru. Depois do jogo, o treinador Abel Ferreira analisou a partida e reconheceu a superioridade do Rubro-negro.
“Vou ser muito sincero, apesar de termos uma equipe jovem, faltou-nos mais coragem e ousadia. Acho que foi isso que faltou. Como disse, a forma de jogar do adversário não é surpresa. Eles partem a equipe, cinco a construir e cinco a atacar. Eles tinham cinco e nós tínhamos quatro. Tentamos saltar com o Flaco López e depois igualar com o Andreas, mas, como disse, acho que mais do que dar justificativas é dizer que nosso adversário foi melhor. Foi mais experiente, mais cascudo e soube lidar com esse momento de pressão”, disse Abel Ferreira em entrevista coletiva.
Após um jogo truncado e com poucas chances de gol, o Flamengo abriu o placar aos 22 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio de Giorgian de Arrascaeta, Danilo subiu livre no meio da área e cabeceou firme para o fundo do gol.
O Palmeiras tentou pressionar na reta final, mas não conseguiu empatar o jogo e ficou com o vice-campeonato. Por outro lado, o Flamengo se tornou o primeiro time brasileiro tetracampeão da Libertadores.
Fim de jogo. pic.twitter.com/jqIIGo1RiZ
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 29, 2025
Abel Ferreira: “Temos que ser resilientes”
Com isso, o Palmeiras foi vice-campeão da principal competição do continente pela quarta vez na história. Além disso, depois de dois títulos, essa foi a primeira vez que o treinador Abel Ferreira perdeu uma final de Libertadores.
“Uma equipe cascuda, madura, e outra que tem presente e muito futuro. Nosso adversário foi melhor, a vida não é feita apenas de vitórias e é nesse momento que temos que ser resilientes. Desde que estou aqui, viemos três vezes e ganhamos duas. Ganhamos uma desse adversário, chegamos em uma semi e em uma quartas de final, tentaremos chegar de novo no ano que vem. É o que posso dizer”, finalizou Abel Ferreira.
Apesar de improvável, o Palmeiras ainda tem chances de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. O Verdão volta a campo nesta quarta-feira, 3, às 21h30 (de Brasília), quando visita o Atlético-MG, pelo jogo atrasado da 34ª rodada do Brasileirão, na Arena MRV.





